Guia Gessulli
Cevac IBras L

Primeira vacina viva contra a bronquite infecciosa é lançada no Brasil

Avicultura Industrial com informações Assessoria de Imprensa
22-Set-2016 08:43 - Atualizado em 22/09/2016 10:05

,
Novidade apresenta oferece proteção duas vezes maior que as vacinas disponíveis atualmente contra o desafio brasileiro
No último dia 13 de setembro a Ceva Saúde Animal lançou a primeira vacina viva contra a Bronquite variante brasileira (BR), a Cevac IBras L, . “A vacina chega para resolver o maior problema da indústria avícola dos últimos 10 anos. Com certeza será um divisor, um marco em nosso país. Há tempos o nosso mercado exigia novas alternativas, pois desde 1979, a avicultura brasileira só contava com vacinas do sorotipo Massachusetts”, ressaltou o presidente da Ceva Brasil, Fernando Luiz De Mori.

Anteriormente ao lançamento da vacina Cevac IBras L, não havia uma solução adequada para o controle da BI, uma vez que as vacinas disponíveis convencionais, as Massachusetts, protegem menos de 50% contra desafio brasileiro. “Devido à sua baixa homologia entre a bronquite brasileira BR e o vírus contido nas vacinas tipo Massachusetts disponíveis no mercado brasileiro, a proteção cruzada é baixa”, explicou o gerente de marketing da Ceva Unidade Aves, Marco Aurélio Lopes.

De acordo com recentes estudos, o grupo variante brasileiro BR é o mais prevalente no Brasil, sendo responsável por mais de 65% das detecções em isolados de bronquite infecciosa (BI) no país. Os sinais clínicos da enfermidade são variáveis. Em frango de corte, a bronquite BR pode causar doença respiratória, piora de desempenho zootécnico, aumento de condenações no abatedouro, lesões renais e mortalidade. Em postura, além de problemas respiratórios, pode levar a perda da qualidade de cascas dos ovos e redução da produtividade. Em galinhas reprodutoras a doença promove queda na qualidade e da produção de ovos no período de postura, além de piora na fertilidade e redução do número de pintos produzidos.

Em 2012, um levantamento de campo realizado por Assayag Junior, em uma empresa produtora estimou que as perdas relacionadas à Bronquite Infecciosa somente em unidades de produção no estado do Paraná, chegou a 9,88 milhões de dólares em frangos de corte e mais de 1,6milhões de dólares em galinhas reprodutoras. As perdas estão relacionadas a piora na conversão alimentar e aumento na condenação ao abate para frangos de corte. No caso de reprodutoras, estimou-se perdas de 5,6 pintos produzidos por ave.

Cevac IBras L

Foram oito anos dedicados a pesquisas e desenvolvimento para se chegar a uma vacina que oferecesse segurança e sobretudo excelente proteção frente aos desafios encontrados no país. Com investimentos de 3,5 milhões de euros ou cerca de 12 milhões de reais, a Cevac IBras L começou a ser comercializada na segunda-feira, 19 de setembro.

“Durante todo o período, desde as fases de pesquisa e desenvolvimento até as questões regulatórias e de produção, enfrentamos desafios internos e externos, como por exemplo, a crise econômica e política em nosso país. Mesmo diante de todas essas dificuldades e exigências, a Ceva persistiu. Tivemos coragem, visão e empreendedorismo, pois sabíamos das necessidades do mercado brasileiro, e que esse desenvolvimento seria responsável por inúmeros benefícios para avicultura e, consequentemente, para o país”, ressaltou o presidente.

Todo o processo de pesquisa e desenvolvimento foi conduzido em conjunto com a unidade de pesquisa da Ceva na Hungria, atendendo as normas europeias e brasileiras de produção. “Para o desenvolvimento da Cevac IBras L selecionamos a melhor cepa, buscando o equilíbrio correto entre uma boa proteção e segurança para as aves”, pontua Dr. Jorge Chacón, principal pesquisador e responsável para a condução dos estudos, que recentemente, assumiu o posto de líder da equipe de serviços veterinários da Ceva Brasil e irá acompanhar a performance do produto também em campo. “É uma honra participar de todas as fases de um projeto tão importante como este”, comemora Chacón.

A vacina demonstrou conferir proteção contra as variantes brasileiras e redução da taxa de excreção viral, além de se mostrar totalmente segura, podendo ser aplicada no primeiro dia de vida ou em qualquer momento da vida. “A Cevac IBras L revelou ser eficiente frente a desafios com vírus de campo da Bronquite BR, conferindo proteção robusta contra sinais clínicos, danos da atividade ciliar, lesões microscópicas e excreção viral. Desta forma, Cevac IBras L protege a ave e o ambiente, reduzindo a pressão de infecção na granja”, destaca Jorge Chacon.

A Cevac IBras é uma vacina desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, trazendo as cores verde e amarela em sua embalagem. O lançamento ainda traz o slogan “Spray hoje para a certeza do amanhã”, reforçando a ideia de que a vacinação correta hoje, pode levar a ótimos resultados, que darão a tranquilidade para o produtor futuramente.

“O que me deixa ainda mais feliz é saber que com a introdução desta vacina no mercado, a Ceva firma mais uma vez o seu compromisso com a saúde animal, fortalecendo ainda mais os seus pilares de inovação, espírito empreendedor, solidariedade e paixão pelo cliente. Essa é a nossa missão”, finalizou o presidente da Ceva Brasil, Fernando De Mori.

Preço do quilo frango vivo tem cenários diferentes nas principais praças
Análise de Mercado

Preço do quilo frango vivo tem cenários diferentes nas principais praças

Segunda quinzena de setembro fechou sua primeira semana com contrastes no preço do frango vivo; em Santa Catarina ocorreu uma forte queda; já no Paraná, ligeira alta e nas demais praças houve estabilidade.

Preços do milho seguem tendências distintas entre regiões, mas recuos prevalecem
Insumos

De acordo com colaboradores do Cepea, a liquidez segue baixa, com muitos compradores ausentes do mercado – esses agentes sinalizam ter estoques, pelo menos para curto prazo, e estão à espera de novas desvalorizações

Competitividade da carne de frango frente à suína é a menor em 9 anos