Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Primeiro surto de influenza aviária atinge a Filipinas

Novos surtos foram registrados também em Zimbabwe, África do Sul, Taiwan, Itália e Rússia

Primeiro surto de influenza aviária atinge a Filipinas

Surto de influenza aviária foi relatado pela primeira vez nas Filipinas, a doença também retornou a Laos após uma breve ausência. A China também reportou recentemente um novo caso de influenza A (H7N9) em humanos.

Ásia: surto de influenza aviaria nas Filipinas, Laos e Taiwan

O primeiro surto de influenza aviaria foi relatado nas Filipinas. De acordo com relatório oficial publicado na semana passada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o surto aconteceu em San Luis na província de Pampanga região central de Luzon, afetando 190 mil aves, as quais mais de 36 mil morreram. A fonte da infecção ainda é desconhecida. Uma estimativa de 200 mil galinhas, patos, codornas e galos na cidade estão marcados para serem abatidos. As 6 fazendas afetadas serão desinfetadas, exportações avícolas de Luzon para outras partes do país foram banidas.

Laos reportou o retorno da influenza aviária causada pelo vírus H5N1, de acordo com a OIE o país já teve 5 surtos que começaram no início de julho. Quatro das fazendas afetadas são da região central de Xaysomboun, as outras são de Champasak, que fica na região sul, próxima das fronteiras com o Cambodia. Mais de 14 mil aves, patos e galinhas, morreram pela doença e outras 4 mil foram abatidas. No mês passado, Laos havia declarado ser um país livre dos vírus H5N1 e H5N6.

Surtos da doença também foram noticiados na Coreia do Sul, devastando 30% da produção de aves do país, levando o governo a aprovar um aumento das tarifas de importação de ovos. De acordo com a agência de noticias Yonhap, 28 mil toneladas de ovos e produtos avícolas serão importados da Austrália, Nova Zelândia, Tailândia e Europa para controlar os preços ao consumidor destes produtos.

China: novo surto de influenza aviária em humanos

Mais um relato confirmado de influenza aviária A em humanos foi confirmado na China, de acordo com o Centro de Proteção de Saúde de Hong Kong. O último paciente, da região de Fujian, trouxe um total global de 1558 casos desde março de 2013, já a China conta com um total de 752 casos desde outubro do ano passado.

África: influenza aviária se espalhou para fazendas de avestruzes na África do Sul

Um vírus de influenza aviária foi encontrado no setor comercial de avestruzes da África do Sul, há algum tempo o país já havia relatado a presença do vírus em baixa patogenicidade nas fazendas de produção.

De acordo com relatórios da OIE, mais de 433 mil aves foram mortas devido a doença nos últimos 5 surtos, o que traz ao país um total de 16 surtos até o momento.

Europa: Itália chega a um número de 29 surtos de influenza aviária

Itália reportou a OIE mais de 5 surtos da doença em seu setor avícola na ultima semana. Quatro deles foram em rebanhos de engorda de perus em Mantua, província de Lombardy, o outro surto foi registrado em um bando de gansos em Pavia, na mesma região. Mais de 102 mil perus e 3 mil gansos foram afetados, o quer trás o país a um total de 29 surtos da doença neste ano.

De acordo com as autoridades do Instituto Zooprafilático italiano o abate foi completado nessas instalações, e um abate preventivo de perus em uma das fazendas de risco já foi agendado.

A Rússia declarou um novo surto da doença em 64 aves em Moscou, o ultimo surto do vírus no país foi registrado em maio.

Já a Alemanha declarou estar livre da influenza aviaria e seus subtipos, seguindo um período sem surtos da doença ou a detecção dos vírus.