Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Global

Produção de carne de frango deve crescer 2,4%, aponta FAO

As perspectivas de produção para 2020 podem se tornar melhores se os esforços para persuadir os países asiáticos a importar mais carne de frango sejam bem-sucedidos

Produção de carne de frango deve crescer 2,4%, aponta FAO

De acordo com o Relatório Semestral sobre Mercados Globais de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação,  a previsão é de que a produção mundial de carne de aves atinja 137 milhões de toneladas em 2020, 2,4% a mais do que em 2019. Os aumentos são esperados na China, UE e Reino Unido, Brasil e México.

No entanto, as perspectivas de produção para 2020 podem se tornar melhores se os esforços para persuadir os países asiáticos, especialmente China, Japão e República da Coréia, a importar mais carne de frango sejam bem-sucedidos. Nos EUA, a queda nas vendas de serviços de alimentação e a escassez de mão-de-obra levaram o setor a reduzir os planos de expansão e reduzir a participação na produção de grandes aves de capoeira preferidas pelos serviços de alimentação. Também é relatado que os requisitos para manter distâncias do espaço de trabalho nas plantas de processamento têm uma eficiência de processamento de carne reduzida, contribuindo para um declínio na produção.

Na contramão das projeção globais, exportações brasileiras devem crescer

Quanto ao comércio mundial de carne de aves a organização prevê que o comércio mundial de produtos avícolas atinja 14 milhões de toneladas em 2020, um pouco abaixo (0,3%) em relação a 2019, em contraste com o crescimento de 2,9% registrado em 2019. Após quatro anos de aumentos ininterruptos, essa perspectiva bastante negativa resultaria em grande parte de as importações em queda previstas pelos principais compradores dos países, incluindo África do Sul, Cuba e Arábia Saudita, praticamente todas compensadas pelas maiores compras esperadas da China, México e Japão.

Atualmente, as importações da China devem crescer 17% em 2020, em comparação com um aumento de 25% no ano passado, devido à demanda sustentada dos consumidores. As compras do México, principalmente dos EUA, também devem ser estimuladas pela animada demanda interna dos consumidores e da indústria de processamento de alimentos, embora a queda nas receitas de petróleo, a desaceleração econômica e o aumento do desemprego possam manter o crescimento das importações sob controle. Prevê-se que as entregas de aves no Japão também terminem em alta, apesar da possível introdução de limitações de importação para proteger o rebanho de aves do país do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.

A estagnação prevista nas importações globais de carne de aves provavelmente terá um efeito negativo em vários exportadores tradicionais, especialmente Tailândia, Turquia e Argentina. Por outro lado, os EUA, o Brasil e a Bielorrússia provavelmente verão suas exportações de carne de aves crescerem.