Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Produção de carne de frango no México apresentou aumento de 2,9% em 2020

No contexto da pandemia de Covid-19, a produção e o consumo de frango também exibiram números positivos em relação ao ano anterior 

Produção de carne de frango no México apresentou aumento de 2,9% em 2020

Em 2020, neste ambiente difícil devido ao covid-19, a produção de frango atingiu 3,6 milhões de toneladas, valor 2,9% superior ao obtido no ano anterior. Além disso, a carne de frango foi a única dentro do setor de carnes mexicano a apresentar um aumento de demanda de 1,6% no período analisado.

O Conselho Mexicano da Carne, COMECARNE, realizou uma análise da indústria de carnes deste país, onde avaliou seu comportamento em dois balanços distintos, por um lado focado no consumo e produção, e por outro lado no comércio exterior, considerando as importações e exportações.

Para o primeiro tópico, relata-se que o consumo de carnes sofreu um pouco com a perda de poder aquisitivo das famílias, já que teve queda de -0,02% em relação ao ano anterior. Onde, das 8,8 milhões de toneladas que o México demandou, a planta de produção nacional conseguiu abastecer 83%, cifra 2 pontos percentuais superior à de 2019, sendo a maior participação registrada nos últimos 10 anos.

Produção

Em relação à produção, indica-se que tanto a produção de carne de frango quanto suína apresentou desaceleração no crescimento, devido ao fato de apresentarem taxas menores em relação aos anos anteriores. No entanto, explica-se que os três subsetores encerraram o ano com crescimento.

Crescimento da carne por subsetor

A produção de carne de frango foi de 3,6 milhões de toneladas, número que mostra aumento de 2,9% em relação ao ano anterior.
A produção de carne suína foi de 1,6 milhão de toneladas, atingindo uma taxa de crescimento de 3,1% em relação ao ano anterior.
A produção de carne bovina foi de 2 milhões de toneladas, montante 2,6% superior ao obtido em 2019.

Consumo de Carne

As informações mostram que houve uma diferença significativa no consumo de carnes, onde apenas a demanda por carne de frango apresentou aumento de 1,6%. Já a carne suína teve queda de -2,7% e a bovina -0,2%.

Comércio exterior

No que se refere ao comércio exterior em 2020, o COMECARNE informa que houve uma redução de -46% nas importações de carnes e, entretanto, houve um aumento de 0,5% nas exportações deste item em relação ao ano anterior.

Exportações e importações

No México, as exportações de carne de frango são praticamente inexistentes. Enquanto isso, as importações de frango foram reduzidas em -4% durante 2020 em comparação com o ano anterior.

As exportações de carne suína atingiram um volume de 269 mil, valor 47% superior ao de 2019, onde os principais destinos foram Japão e China. Já a importação desse produto cárneo ultrapassou um milhão de toneladas, número -3% inferior ao do ano anterior.

Os embarques de carne bovina atingiram o volume de 299 mil toneladas no valor de US $ 1.671 milhões, sendo os EUA o principal comprador, enquanto as importações atingiram 166 mil toneladas.

Para finalizar, o COMECARNE lembra que terminou um ano turbulento, em que a indústria da carne tem conseguido sobreviver com o apoio do comércio exterior, por ter conseguido compensar a queda do consumo interno e, além disso, oferece uma área de oportunidade para a produção de carne mexicana, depois de encontrar um escoamento nos mercados internacionais.