Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Produção de ovos no Paraná cresce e chega a 292 milhões de dúzias

Estado que é o terceiro maior produtor do Brasil fomenta novas tecnologias, atualização e treinamento em bem-estar animal na produção de ovos

Produção de ovos no Paraná cresce e chega a 292 milhões de dúzias

.O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as estatísticas da produção de ovos no Brasil nesta semana com resultados promissores para o setor que encerrou o ano de 2017 com um crescimento de 6,7% na produção de ovos de galinha, chegando a 3,30 bilhões de dúzias. Desse montante, o Paraná volta a ganhar destaque como o terceiro maior produtor nacional de ovos com 292,3 milhões de dúzias, o que corresponde a 8,8% de toda a produtividade nacional. Neste ano de 2018, o Estado recebe a principal feira de aves, suínos, ovos e peixes AveSui o que evidencia o potencial produtivo dos setores que mais se desenvolvem no país. A feira acontece de 01 a 03 de agosto, no Centro de Eventos LAR, em Medianeira.

O Estado de São Paulo continua liderando a produção de ovos de galinha com 29,7% da produção nacional, seguido por Minas Gerais (9,6%) e Paraná (8,8%). O estado paranaense aumentou sua produção em 2017 em 4,1 milhões de dúzias, saltando de 288,2 milhões de dúzias em 2016 para 292,3 milhões em 2017. O número de poedeiras alojadas no 4º trimestre do ano passado chegou a 14,7 milhões.

Atualização e Treinamento em Bem-Estar

Durante a AveSui, empresas especializadas em equipamentos para a produção de ovos estarão expondo as principais novidades tecnológicas para este setor. Além disso, durante a AveSui acontecerá o XVII Seminário Técnico – Científico de Aves, Ovos, Suínos e Peixes que destacará, no dia 03 de agosto, o Painel de Atualização e Treinamento em Bem-Estar na Produção de Ovos.

Sob a coordenação do Dr. Paulo Giovani de Abreu, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, o painel irá discutir os avanços técnicos e práticas de bem-estar de aves poedeiras, com o objetivo de atualizar os técnicos do setor quanto ao tema na cadeia produtiva. Pesquisadores, docentes, profissionais, produtores e técnicos do setor estarão presentes para debater temas relevantes na produção de ovos no país.

Programação técnica

Tradicional referência em difundir o conhecimento para o setor, a AveSui organiza entre os dias 01,02 e 03 o XVII Seminário Técnico-Científico de Aves, Suínos e Peixes construído através de pesquisa com grandes nomes acadêmicos do setor e se relacionam com os desafios atuais da cadeia produtiva. No primeiro dia, 01 de agosto, o encontro técnico – científico abre espaço para o Painel de Processamento de Carnes e para o Painel de Saúde Intestinal. O seminário também agrega o III Congresso de Zootecnia de Precisão, que acontece também no dia 01.

No segundo dia do XVII Seminário Técnico-Científico de Aves, Suínos e Peixes, 02 de agosto, a produção de peixes no Brasil é destaque com as principais atualizações deste setor que cresce exponencialmente e será debatido no Painel de Piscicultura. Neste mesmo dia, o Painel de Conversão Alimentar apresentará alternativas para melhorar os resultados produtivos e alcançar melhores índices através da nutrição.  Para acompanhar e debater os desafios relacionados à biosseguridade, o seminário também terá o Painel de Salmonela.

No dia 03 de agosto, o Painel Atualização e Treinamento em Bem-Estar na Produção de Ovos apresenta tendências e desafios para adequação da produção para atender a um mercado cada vez mais exigente. Além do seminário, pesquisadores e estudantes poderão enviar seus trabalhos científicos para premiação do Instituto Oswaldo Gessulli.

Serviço

AveSui 2018
Data: 01,02,03 de Agosto de 2018
Local: Lar Centro de Eventos
Av 24 de Outubro, nas margens da  BR 277, km 669 
Informações: (11) 4013-1277  
E-mail: [email protected] 
Site: www.avesui.com