Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

America latina

Produção de ovos no peru cresce 1,9% em janeiro

A agropecuária teve um crescimento de 1,2%, em relação ao mesmo mês de 2020, sustentado principalmente pela maior atividade do subsetor agrícola (+ 2,5%),

Produção de ovos no peru cresce 1,9% em janeiro

O setor agrícola peruano começou 2021 positivamente, apesar da pandemia de COVID-19. No mês de janeiro, a agropecuária teve um crescimento de 1,2%, em relação ao mesmo mês de 2020, sustentado principalmente pela maior atividade do subsetor agrícola (+ 2,5%), informou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação (MIDAGRI).

Entre os produtos do subsetor da pecuária que tiveram bom desempenho durante o mês de janeiro estão o leite de vaca cru que cresceu 2,6% (Lima, Ica e Cajamarca) e ovos de galinha que tiveram aumento de 1,9% (Ica, Lima e La Libertad), principalmente.

No primeiro mês do ano, o subsetor agrícola teve aumento de 2,5%, impulsionado principalmente pela produção de arroz em casca 5,3% (maior área colhida em Lambayeque, Cajamarca e Amazonas), alcachofra 37,4% (maior área colhida em Arequipa e Lima), seguido por pimenta 32,2% (em La Libertad, Tacna e Ica) e uva em 28,7% (maior área e clima favorável em Ica).

O ministro do setor, Federico Tenorio, valorizou o trabalho realizado pelos pequenos produtores na recuperação da atividade agrícola, que apesar dos problemas gerados pelo novo coronavírus, continua trabalhando intensamente para fornecer alimentos seguros e acessíveis aos consumidores.

“Por isso, neste novo ano, o compromisso do ministério é redobrar suas ações no apoio direto aos pequenos produtores da Agricultura Familiar, que representam mais de dois milhões de agricultores, que dia a dia fornecem à mesa produtos de primeira qualidade. ”, Comentou.

Destaca-se também o bom desempenho da produção de batata, que cresceu 24,1% (devido à maior área colhida em Lima, Huánuco e Cusco), milho milho 23,9% (maior área colhida em Cusco, Junín e Lima), limão 21,0% (em Piura, Tumbes e Lambayeque), tomate 17,7% (devido a maiores plantios em Ica, na província de Pisco; maiores safras em Lima e Tacna), entre outros.