Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Minas Gerais

Produção de ovos recua 49% em 10 anos

A perspectiva é de que a produção chegue em torno de 173,5 milhões de dúzias de ovos em 2027

Produção de ovos recua 49% em 10 anos

A produção de ovos no estado de Minas Gerais tende a recuar na década de 2017/2027, a expectativa segue os dados levantados no estudo “Projeções do Agronegócio Mineiro 2017 a 2027”, documento elaborado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A perspectiva é de que a produção chegue em torno de 173,5 milhões de dúzias de ovos em 2027. Segundo informações da secretaria se concretizada a previsão, a queda será registrada em 49% frente aos dados de 2017. Segundo informações o numero de galinhas poedeiras também diminuirá em um total de 6,31%, com um registro de 19,6 milhões de cabeças.

Segundo publicação do portal Diário do Comércio, o resultado negativo das expectativas são fruto de uma retração verificada na produção mineira na ultima década. Entre 2006 a 2016, foi observado que o alojamento de aves de postura representou um decréscimo de 5,9%, acompanhando a tendência brasileira de redução no numero de aves alojadas.

De acordo com a publicação, outro fator que contribui para o resultado na produção é a oferta de milho e farelo de soja, que representam até 70% do custo das granjas já que são utilizadas na composição da ração de aves.

Apesar dos dados de 2017 não terem sido totalmente fechados, a tendência é de que o consumo per capita de ovos tenha ficado entre a estabilidade e uma pequena alta, apontam a publicação do portal. Segundo os estudos do Seapa, a expectativa negativa pode ser revertida caso ocorra à intensificação de campanhas que estimulem o consumo de ovos e que ocorra melhora no cenário econômico nacional.

A publicação do Diário do Comércio informa ainda que o estado possui granjas com sistemas de processamento de ovos instalados, o que possibilita atender consumidores diferenciados e exportar parte do que é produzido. Até 2016, as exportações estiveram concentradas nos Emirados Árabes Unidos, que adquiriram 78,3% do volume.

Contudo os Emirados estiveram reduzindo suas importações, por isso o desafio do setor está na conquista de novos mercados e na intensificação de investimentos no marketing e na melhoria nos processos de produção para tornar o produto mais competitivo. A projeção do portal Diário do Comércio, é de que até 2027 o estado exporte 27,7 mil toneladas de ovos processados, representando um aumento de 57,76% frente a 2017.