Produção de rações irá crescer 4,5%, mas segue pressionada por custos elevados
A elevação nos preços de milho e soja, assim como de vitaminas e outros aditivos nutricionais importados, impulsionada em partes pela desvalorização do Real frente ao Dólar, impactou o custo com alimentação animal neste ano
O primeiro semestre do setor de alimentação animal apresentou um ritmo mais forte de crescimento, com uma diminuição ao longo de toda a segunda metade do ano.
Com isso, os volumes produzidos de rações em 2021 devem ficar em um patamar próximo dos 4,5% em relação ao ano passado, segundo as estimativas do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).
“As cadeias produtivas de proteína animal enfrentaram custos altos ao longo do ano, e a redução de renda, juros altos e inflação gerou dificuldades para o consumidor; e, do lado da indústria, houve um momento em que ela teve de repassar para o preço do produto os custos que vinham se elevando; não havia como segurar mais”, comenta Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, e também presidente do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA).
O cenário, porém, foi favorecido pelas exportações de proteína brasileira, que seguiram em ritmo forte neste ano. O Dólar supervalorizado em relação ao Real, tornou os produtos do país ainda mais competitivos no comércio internacional. Por outro lado, encareceu a importação de insumos importantes.
A indústria de alimentação animal, por exemplo, viu itens como vitaminas e aminoácidos dispararem de preço, já que boa parte vem do mercado externo. Além disso, a atual escassez de contêineres elevou o frete destas importações, ampliando o tempo de espera.
Um container da China com vitamina para uso na fabricação de ração, que antes saía a um preço médio de US$ 2.000, passou a custar algo perto de US$ 12.000.
“O valor aumentou seis vezes e, isso, entrando em uma fila para conseguir o container para o transporte deste aditivo da China para o Brasil”, comenta Zani. Essa situação refletiu diretamente nos custos da indústria de alimentação animal, que também tem enfrentado a alta dos grãos.
Confirma a matéria completa no Anuário 2022 da revista Suinocultura Industrial
Assuntos do Momento

TV Gessulli acompanha todas as novidades do SIAVS, que abre amanhã (09/08) em SP
No canal da Gessulli no YouTube será possível assistir a entrevistas exclusivas com especialistas, executivos de empresas e lideranças do setor agro

Confira a programação completa do SIAVS 2022
O evento abre oficialmente amanhã (09/08) em São Paulo (SP) com palestra do ministro da Economia, Paulo Guedes, e presença do presidente da República

Presidente da República participa da abertura do SIAVS 2022 na terça-feira (09), em SP
Credenciamento de imprensa tem prazo até segunda-feira (08), às 18h

Ministro da Agricultura da República Dominicana destaca tendência de queda no preço do frango
Escassez de carne de frango se deve à crise suína e ao início do verão no país

Com trajetória da Globoaves em sua capa, Avicultura Industrial estará no SIAVS 2022
A revista Avicultura Industrial estará disponível no estande da Globoaves durante o evento em SP, assim como de outros parceiros da edição

Índice de Preços da Carne cai em julho
Por outro lado, os preços internacionais da carne de aves atingiram um recorde histórico