Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dados

Produções de frango e ovos cresceram no ano passado em SP, aponta IEA

A produção de ovos aumentou 5,82% em relação ao ano anterior, enquanto a de frango teve crescimento de 3,06% sobre o volume de 2016

Produções de frango e ovos cresceram no ano passado em SP, aponta IEA

A renda gerada pelos cinco produtos de origem animal (carnes bovina, suína e de frango, ovos e leite) superou R$ 18,3 bilhões, de acordo com a estimativa do Valor da Produção Agropecuária (VPA) calculado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O segmento de aves e ovos foram os que se destacaram, uma vez que, em 2017, a criação de aves para corte e postura apresentou crescimento.

A produção de ovos aumentou 5,82% em relação ao ano anterior, totalizando 1,12 bilhão de dúzias. Movimento semelhante ao realizado pelo setor de aves para corte que, no mesmo período, somavam 130,5 milhões de cabeças. Isso equivale a uma oferta de 1,5 milhão de toneladas de frango, em peso vivo, resultando em um crescimento de 3,06% sobre o volume de 2016.

A produção paulista de aves para corte em 2017 aponta para um total de abate previsto em 682,04 milhões de cabeças. A produção de frangos em São Paulo, praticamente toda voltada ao consumo dentro do próprio Estado, evolui dentro de oscilações em torno de 650 a 750 milhões de aves abatidas ao ano. A participação do frango resfriado no mercado varejista de São Paulo é grande e parece não se alterar de maneira significativa com o passar do tempo, aponta o IEA.

O Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), realizaram, em novembro de 2017, levantamento por município da produção animal e da área de pastagem para o Estado de São Paulo, indicando as estimativas finais para o ano de 2017.