Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produtores venderam 510 mil toneladas de soja

<p>Em todo o país, foram comercializadas 510 mil toneladas de soja no primeiro leilão do Pepro, o equivalente a 72,86% da oferta. O valor total do prêmio a ser pago pelo governo alcançou R$ 25,3 milhões. </p><p></p><p></p>

Redação (07/07/06) – O resultado foi considerado muito bom pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), principalmente tendo em vista que este foi o primeiro leilão nesta modalidade para a soja.  

Na avaliação dos técnicos, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia, onde foi vendida a totalidade do grão, os preços por certo atenderam as expectativas do mercado.  

Na última semana, o governo também testou outro novo formato de comercialização para o grão – o Prêmio de Equalização da Soja (Pesoja). No leilão realizado dia 30 de junho, foram negociadas 648 mil toneladas das 700 mil ofertadas.  

O Mapa ressalta que essas novas modalidades de leilão possibilitam um menor uso de recursos por parte do governo para apoiar maior volume de produção.  

No caso do Pepro, o ministério destaca que o modelo permite ligação direta entre a Conab e o produtor, tornando o sistema mais ágil, e será utilizado no futuro como sinalizador de preços.