Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Programa Safeeds promove Biossegurança nas fábricas de rações

Empresa busca soluções para produção de alimentação animal, reduzindo riscos de contaminação por patógenos

Programa Safeeds promove Biossegurança nas fábricas de rações

A demanda por carne, seja de frango, gado ou suína, cresce a cada ano. De acordo com projeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), até o ano de 2027, o consumo mundial de carnes deve aumentar em 14%, sendo o Brasil responsável por 8,5% desse número. Este cenário faz aumentar também a demanda por rações.

A ampliação e a construção de novas fábricas são estimuladas por esse movimento e os cuidados com a biossegurança, especialmente nestes locais, são obrigatórios e necessários para garantir a segurança alimentar. “Na cadeia de produção de proteína animal, a fábrica de ração é uma unidade de biosegurança e por isso requer muita atenção sendo extremamente importante monitorar cada ponto crítico de risco para que se controle os microorganismos patogênicos”, explica o gerente de desenvolvimento da Safeeds, Márcio André Lanzarin.

A Safeeds aditivos para nutrição animal, trabalha em conjunto com empresas produtoras de ração na manutenção dos altos níveis de seguridade da cadeia. “Dentro do programa de Soluções Safeeds – ProSafe, trabalhamos no monitoramento destas plantas, analisando diferentes processos, como o controle de qualidade das matérias primas, pontos de contaminação nos equipamentos, limpeza das instalações, análise dos produtos acabados, entre outros. Tudo isso para garantir a redução da carga microbiológica de bactérias e fungos, além de interromper processos oxidativos de todos os produtos destinados à alimentação animal”.

O Programa Safeeds de Conservação de Alimentos e Matérias Primas é indispensável no combate da contaminação por Salmonella na cadeia avícola e suinícola. Lanzarin destaca que, quando há controle de Samonella na fábrica de ração e em fábricas de subprodutos, também é possível conseguir outros benefícios, como controle de diferentes patógenos, como Escherichia coli e Clostridium spp., fungos e enterobactérias, que podem impactar negativamente no desempenho animal, na biosseguridade e na segurança dos alimentos.

 “Além dos produtos Safeeds, antibacterianos, com e sem formol, trabalhamos com ações que buscam a proteção à saúde animal e humana. O nome ProSafe já diz tudo: prevenção e segurança. Quando você controla os patógenos nas fábricas de rações, você tem resultados no campo, seu lote está mais seguro”, explica.

ProSafe

Com o objetivo de garantir a qualidade, conformidade e segurança dos produtos destinados à alimentação animal, a Safeeds lançou neste ano o ProSafe. Os sete diferentes programas que compõem essa campanha buscam apresentar soluções para a cadeia de produção e nutrição animal.

Fazem parte os programas controle de Salmonela; Digestibilidade Monogástricos; Digestibilidade Ruminantes; Micotoxinas; Consumo de Alimentos; e Conservação de Alimentos e Matérias Primas.

A execução dos trabalhos no campo é realizada sempre com a orientação e acompanhamento de um profissional Safeeds. Isso reflete no entendimento dos desafios e também no atingimento de melhores resultados para o produtor.

A equipe ligada ao ProSafe é formada por profissionais especializados, com experiência e capaz de oferecer as melhores soluções para os desafios de produção, incluindo a indicação de produtos de alta performance.