Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Capacitação

Programa transforma trabalho de produtores de aves e suínos do MS

A iniciativa começou em setembro de 2018 e agora atende a 47 avicultores e 60 suinocultores

Os trabalhos de avicultores e suinocultores de quatro municípios do Mato Grosso do Sul estão sendo transformados por um projeto de capacitação. O Programa Granja Plus, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), tem procurado melhorar a qualidade profissional dessas atividades rurais no estado. A iniciativa começou em setembro de 2018 e agora atende a 47 avicultores e 60 suinocultores.

O programa de melhoria foi resultado de visitas técnicas às propriedades rurais, conversas com os produtores e reuniões com as associações ligadas ao setor. “Assim, avaliamos quais eram os gargalos das atividades e pudemos estruturar um programa que atendesse às necessidades dos avicultores e suinocultores do Mato Grosso do Sul”, conta Fernanda de Oliveira, analista técnica do Sistema Famasul.

A primeira etapa do programa consiste na sensibilização dos produtores, por meio da apresentação da metodologia do programa, no qual são sanadas as primeiras dúvidas dos produtores. A partir disso, foi feito um pré-cadastro com os interessados no próximo passo: o Curso Qualidade Agro – 5S. Nesta iniciativa, são abordados sendo de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. “O produtor sendo aprovado, inicia-se às visitas bimestrais na propriedade pelo técnico de campo do Senar”, afirma Fernanda.

O programa tem duração de um ano e seis meses e consiste em consultorias na propriedade e cursos para a capacitação do produtor e de seus funcionários. Dentre as etapas dos cursos, estão “Saúde e segurança na avicultura e suinocultura”, “Negócio certo rural” ( gestão da propriedade); “Biosseguridade na avicultura e suinocultura”; “Família, qualidade de vida e orçamento familiar” e “Relações interpessoais”, para um melhor desempenho pessoal e profissional das pessoas envolvidas na atividade e associativismo.

“É um Programa de melhoria contínua das aviculturas e suinoculturas de Mato Grosso do Sul, auxiliando os produtores nos quesitos ambiental, trabalhista, segurança no trabalho, construções rurais, biossegurança e gestão da propriedade”, ressalta a analista da Famasul. Os resultados do primeiro semestre, segundo ela, serão publicados no segundo semestre deste ano.

O Programa Granja Plus atualmente atende a produtores nas regiões dos municípios de Dourados, Caarapó, Glória de Dourados e Sidrolândia. A partir do mês de fevereiro, a Famasul deve começar a mobilização nos municípios de Ivinhema e Itaquiraí. O objetivo é dobrar o número de produtores atendidos.