Programação técnica da AveSui reúne mais de 600 participantes em formato hibrido
Sexto Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão e 19º Seminário Técnico Científico de aves e suínos discutem temas estratégicos como bem-estar, energia renováveis com o biogás, tecnologias digitais no campo com as Smart Farm
Durante a AveSui América Latina 2022, a programação técnica reuniu diferentes tipos de profissionais, como acadêmicos, docentes, pesquisadores, área técnica – veterinários, zootecnistas, engenheiros agrícolas, agrônomos e de biossistemas – e produtores para discutir todas as tecnologias relacionadas a zootecnia de precisão e as suas aplicações práticas para o produtor. Cerca de 600 participantes da programação que este ano ocorreu de forma híbrida com palestrantes e congressistas participando online e presencialmente.
No primeiro dia de evento, o destaque foi o Sexto Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão, que sob a coordenação do Dr. Prof. Dr. Iran José Oliveira da Silva do Nupea da Esalq/USP abordou os sistemas inteligentes na produção de aves e suínos, trazendo tecnologias disruptivas e novas concepções de instalações.
No dia 27 teve início o 19º Seminário Técnico Científico de aves e suínos trazendo painéis sobre nutrição animal sob a coordenação do Dr. Everton Krabbe - Chefe Geral da Embrapa Suínos e Aves; Bem-estar animal e produção sustentável coordenado pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves Dra. Helenice Mazzucco e Dr. Paulo Abreu.
Também na quarta-feira (27), a Brasilit Isover promoveu um debate sobre a importância do investimento em ambiência em aviários. A empresa trouxe questões relacionadas à ambiência que são fundamentais para se obter melhores ganhos produtivos e financeiros, além de atender a diversos aspectos de bem-estar animal.
Hoje a programação continua com o painel de Biogás, coordenado pelo Sr. Rafael González - Diretor Presidente do CIBiogás e o painel de sanidade coordenado por Manoel Marcio Chaves - Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento - SEA.
Confira a programação:
BIOGÁS
9:00 Abertura - CIBIogás - Dados atualizados do setor - Sr. Rafael González, Presidente CIBIogás
09:30 O Biogás como vetor de descarbonização do agronegócio - Sr. Urbano Inacio Frey, Diretor 2º Vice-Presidente da Cooperativa LAR
10:00 Viabilidade de plantas de biogás a partir de dejetos da suinocultura - Sr. Mauricio Penteado, Engenheiro Ambiental - Assistente de Mercado
10:30 Intervalo para café
11:00 Como gerar energia a partir do Biogás - Sr. Péricles Pinheiro, Diretor de Desenvolvimento de Negócios CHP
PAINEL SANIDADE
13:00 Riscos Sanitários para Suinocultura - João Humberto Teotonio de Castro, Coordenador de Sanidade dos Suínos da Adapar
13:40 Boas Práticas para Prevenção do Sêneca Vírus - Rafael Gonçalves Dias, Gerente de Saúde Animal da Adapar
Assuntos do Momento

Poder de compra do avicultor de corte recua em junho
A menor demanda interna pela carne de frango, devido à renda limitada da população, sobretudo no início deste mês, pressionou o valor médio do animal vivo

Frango pode ser a carne mais consumida do mundo até 2030
Segundo o estudo, o consumo geral de carnes subirá 14% nos próximos oito anos, tendo destaque para o frango

Caem as avaliações de qualidade de milho e soja dos EUA devido a clima quente
As classificações caíram dois pontos percentuais em relação a uma semana atrás

Milho, soja e trigo despencam na Bolsa de Chicago e causam preocupações econômicas
A soja atingiu seu menor patamar desde 11 de maio e o milho atingiu seu nível mais baixo desde 6 de junho
Soja e milho dos EUA sobem na Bolsa de Chicago com recompra de posições; trigo recua
Na bolsa de Chicago, a soja para julho fechou em alta de 17,50 centavos de dólar a 16,1075 dólares o bushel
China diminui importação de soja do Brasil e aumenta dos Estados Unidos em maio
As importações da oleaginosa dos Estados Unidos alcançaram 16,77 milhões de toneladas de janeiro a maio