Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio

Proibição da Rússia em 2014 sobre importação de carne suína da UE foi ilegal, define OMC

Decisão, segundo Comissão Europeia, envia forte sinal de que a Rússia e todos os integrantes da organização devem respeitar as regras internacionais

Proibição da Rússia em 2014 sobre importação de carne suína da UE foi ilegal, define OMC

A Organização Mundial do Comércio (OMC) definiu que uma proibição imposta pela Rússia em 2014 sobre a importação de carne suína e outros produtos da União Europeia (UE) violou os regulamentos do comércio internacional. A decisão confirma uma conclusão anterior, de agosto, sobre as proibições impostas por Moscou naquele ano. Os russos haviam alegado razões sanitárias.

Na época, a proibição veio em um momento de grande tensão entre a Rússia e a UE por causa da crise na Ucrânia, que levou o bloco e os Estados Unidos a aplicarem diversas sanções ao país. A Rússia teria banido a importação de alguns produtos agrícolas da União Europeia como uma retaliação.

A decisão, segundo a Comissão Europeia, envia “um outro forte sinal de que a Rússia e todos os integrantes da organização devem respeitar as regras internacionais”. Os membros podem restringir importações com base em questões sanitárias, mas os riscos precisam ser reais, disse a UE. Fonte: Dow Jones Newswires.