Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Projetando o sistema elétrico de um incubatório - Por Emiel Fielt

Emiel Fielt, Engenheiro Eletrônico - Pas Reform Hatchery Technologies

Projetando o sistema elétrico de um incubatório - Por Emiel Fielt

2017O fornecimento ininterrupto de energia elétrica é crítico para uma ótima incubação e também para outros processos do incubatório.

Protegendo o fornecimento

A energia elétrica deve ser ininterrupta, mas pode falhar, sendo assim um gerador com regulador automático de tensão e auto acionamento irá proteger as operações cotidianas de um incubatório.

Os geradores normalmente suportam até 80% da sua capacidade nominal para uma operação contínua. Entretanto, se existe algum risco de frequentes quedas de energia, a disponibilidade de um segundo gerador é recomendada por segurança. Recomenda-se também manter os geradores perto da principal fonte de fornecimento e área de armazenamento de combustível.

A estabilidade do fornecimento também é importante. A tensão não deve exceder uma variação de +/- 10% – e frequência não mais do que +/- 2% do valor nominal.

Nos incubatórios uma Fonte Ininterrupta de Energia (Individual Uninterrupted Power Supply – UPS) é recomendada – particularmente para as incubadoras e nascedouros e suas funções de ethernet switches, tela IHM, controles da automação, computadores, alarmes e outras funções elétricas críticas para a planta – com isto todos os eletrônicos “sensíveis” do incubatório estarão protegidos em uma eventual falha do sistema elétrico e de proteção.

Em termos de proteção para o fornecimento de energia, certifique-se de que seu sistema está integralmente aterrado. Esta medida não é só uma proteção para os usuários, mas também garante que todos os sistemas eletrônicos irão operar de forma confiável.

Calculando a carga do sistema

A carga elétrica total conectada é expressa como “Valor Instalado”. O incubatório pode consumir esse valor total ou parcialmente durante as operações, mas essa capacidade de carga não pode ser excedida. Cabos, disjuntores e fusíveis devem sempre ser selecionados com base na carga instalada.

Como o consumo elétrico varia, o consumo médio será menor do que o Valor Instalado. As incubadoras por exemplo, podem utilizar mais sistema de aquecimento ou resfriamento, dependendo da idade dos embriões. E nem todos os motores do incubatório – por exemplo do sistema de automação – irão ser ativados a 100% ao mesmo tempo.

A carga elétrica total é calculada pela soma de todos os equipamentos operacionais (excluindo os equipamentos reservas), com a adição de contingências de reposições ou necessidade de cargas imprevistas, dependendo da precisão do projeto do sistema elétrico, na prática isso pode representar uma capacidade de reposição adicional de 10~20%.

Segurança e conformidade

Siga os regulamentos locais de fornecimento de eletricidade para escolher os painéis de distribuição de energia, projeto, tipos e tamanhos dos cabos. Observe que os drives dos variadores de frequência exigem cabos blindados para evitar a interferência com outros cabos/sistemas. Uma diferente fonte de energia (ramal) e calhas diferenciadas para os cabos também irão ajudar a evitar interferências.

Os equipamentos eletrônicos são sensíveis, portanto tome cuidado de protegê-los contra raios, curtos-circuitos e quedas bruscas de energia e se possível, providencie descarregadores nos painéis de distribuição, para proteger os equipamentos dos picos de tensão.

Procure equilibrar a carga para todas as fases, por exemplo conectando as respectivas incubadoras em sequência alternada proporcional – Por exemplo: incubadora 01 > fases 123, incubadora 02 > fases 312, incubadora 03 > fases 231…

Com a presença constante de água nos incubatórios, por exemplo para os processos de lavagem, na circulação de refrigeração e nas possíveis condensações, são necessárias instalações elétricas resistentes à água (IP66). A realização de um projeto “limpo”, com cabos instalados acima de um teto falso irá criar menos lugares para acúmulos de sujeira e facilitará a limpeza (menos água), além de manter os cabos elétricos longe das fontes de umidade.

É importante que as instalações elétricas cumpram com os regulamentos nacionais e sejam realizadas por uma equipe qualificada e certificada. Uma incorreta instalação aumenta o risco de acidentes e danos para os funcionários da planta e podem criar um significativo risco de incêndio.

Conselhos…

–      Garanta que um engenheiro elétrico certificado verifique e aprove o seu sistema durante a instalação e posteriormente realize testes e monitorias regulares.

–      Incorpore o projeto “limpo” quando possível – Sem cabos expostos.

–      Verifique regularmente o sistema de fornecimento de energia emergencial (gerador) e certifique-se que ele irá funcionar se necessário.

–      Providencie equipamentos de controle de boa qualidade no painel de distribuição de energia para prevenir a interrupção involuntária e o rápido reestabelecimento após eventuais faltas.

–      Selecione equipamentos de incubatório com recursos de economia de energia sempre que possível, incluindo drives de frequência inteligentes para as incubadoras/ nascedouros e para os sistemas de controle climático, isso irá reduzir significativamente o consumo elétrico.

–      Certifique-se de que seu sistema tem capacidade suficiente para uma futura expansão, ou que pelo menos aceite essa expansão sem necessidade de interrupção do circuito atual.

Emiel Fielt é Engenheiro Eletrônico – Pas Reform Hatchery Technologies