Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peru

Projeto melhora na produção avícola de pequenas comunidades

Projeto pe realizado na comunidade Saramurillo do rio Marañón que beneficiarão 25 comunidades agrícolas no distrito de Urarinas, na província de Loreto

Projeto melhora na produção avícola de pequenas comunidades

O Ministério da Agricultura e Irrigação (Minagri) lançou dois projetos produtivos na comunidade Saramurillo do rio Marañón que beneficiarão 25 comunidades agrícolas no distrito de Urarinas, na província de Loreto.

“Melhoria do serviço de apoio à produção de galinhas crioulas melhoradas” e “Projeto de apoio à produção da cadeia produtiva da banana” são os projetos que são cumpridos no âmbito dos compromissos do Projeto Especial Datem del Marañón-Alto Amazonas -Loreto-Condorcanqui del Minagri.

Esses projetos visam melhorar a qualidade nutricional das famílias beneficiárias, com base em carnes, ovos e derivados de banana; também, capacite as mulheres, formando grupos de empreendedores para se envolverem em fins comerciais de excedente de produção.

O investimento ultrapassa 5 milhões de soles e sua execução será realizada em trabalho conjunto com as organizações indígenas beneficiárias da área e o município de Urarinas, a fim de alcançar o impacto e o sucesso de ambos os projetos.

Projetos produtivos

O projeto de galinhas melhoradas contempla a construção de galpões para cada beneficiário, plantando um quarto de hectare de milho para a fonte alimentar de suas galinhas, campanhas de saúde animal para controlar doenças e assistência técnica permanente durante os dois anos que o projeto durará.

No caso da produção de banana, serão concedidas plantas artesanais que serão utilizadas na produção de derivados como farinha, flocos, bolos, iogurtes, etc.

A cerimônia de lançamento protocolar ficou a cargo do diretor executivo do Projeto Especial Datem del Marañón-Alto Amazonas-Loreto-Condorcanqui, Gustavo Torres Vásquez; e contou com a presença do presidente da Federação das Comunidades Nativas de Marañón e Chambira, Riter Ararima Yuyarima; a prefeita do distrito de Urarinas, Lline Linares Rojas, os 25 membros das comunidades beneficiárias e centenas de membros da comunidade que demonstraram seu apoio e comprometimento esmagadores.