Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição Animal

Projeto na União Europeia quer liberar uso de insetos em ração para aves e suínos

Insetos são considerados uma fonte alternativa de energia para os animais.

Atualmente existe um amplo interesse no uso de insetos como fonte alternativa de proteína na ração para aves e suínos. Com isso, o PROteINSECT – projeto coordenado pela Agência de Pesquisas de Alimentos e Meio Ambiente (FERA, na sigla em inglês) da União Europeia – busca legalizar o uso deste fonte alimentar no bloco.

Preocupações relacionadas com segurança alimentar na UE têm mostrado a necessidade de encontrar fontes mais sustentáveis de proteína para uso na alimentação animal. Neste caso, especialistas dizem que os insetos são cada vez mais reconhecidos como uma alternativa excelente. Muitas espécies são altamente nutritivas e a produção de insetos tem menor impacto ambiental em comparação com as fontes tradicionais de proteína na ração animal.

De acordo com o PROteINSECT, uma das principais vantagens ao adicionar insetos como fonte de proteína é que eles podem ser criados com êxito, e de forma rápida, sobre uma gama de materiais de resíduos orgânicos, tais como vegetais, lixo doméstico, etc. E o resíduo pode também ser reciclado como fertilizante.

No momento, a legislação da UE proíbe a inclusão de proteínas derivadas de insetos na alimentação animal, com exceção de alimentos destinados a peixes ou mariscos. Mas, comprovando-se a eficácia e a segurança da inclusão de insetos na alimentação de suínos e aves, espera-se que esta fonte de proteína seja permitida em um futuro bem próximo, afinal, estes animais já consomem insetos como parte de sua dieta natural.

Conheça mais sobre o PROteINSECT. Clique aqui: