Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeto visa transformar resíduos de frango em energia elétrica

A idéia está sendo desenvolvida pelo Centro Português da Biomassa para a Energia, com o objetivo de economizar US$ 4.500 com a criação de cada aterro para depositar os resíduos orgânicos.

Redação AI 16/08/2001 10:09 – Está sendo estudado pelo Centro Português da Biomassa para a Energia (CBE), entidade também responsável pela unidade termoelétrica para aproveitamento de resíduos florestais, a construção de uma central termoelétrica de resíduos de frango.

O objetivo do projeto é transformar os resíduos dos aviários das regiões produtoras portuguesas em energia elétrica, sendo que as cinzas resultantes seriam aproveitadas como fertilizantes agrícolas, por serem ricas em potássio e fosfato.

Segundo o estudo, esta central teria a vantagem de poupar um milhão de contos aos empresários (aproximadamente US$ 4.500), valor necessário para depositarem os dejetos num aterro. Caso isto não seja feito, estes resíduos serão espalhados pelo solo, com graves conseqüências ambientais.

Segundo Gil Patrão, Presidente do conselho de administração do CBE, o setor avícola português encontra-se bem implantado, principalmente na região de Dão-Lafões, onde existe hoje uma concentração muito grande de produtores de frangos, galinhas e perus.

Segundo ele, existem atualmente na região duas dezenas de produtores que criam mais de 90 milhões de frangos por ano e, àqueles que já se mostraram interessados no projeto “possuem grande parte do combustível (resíduos dos aviários) necessário para o funcionamento da central”.