Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Quaresma e insumos fazem preços dos ovos de galinha subirem ao consumidor

De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço do produto tem subido desde o início de 2020

Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.
Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.

Passada quase a metade da Quaresma, período em que o consumo de ovos aumenta já que muitos católicos deixam de comer carne neste tempo, o consumidor tem constatado significativo aumento do preço dos ovos de galinha nas prateleiras. De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço do produto tem subido desde o início de 2020. 

Segundo Rodrigo Ferreira, criador de galinhas poedeiras em Uberaba, a alta se deve ao custo de produção, que inclui insumos como milho e farelo de soja, que estão caros por acompanharem a variação do dólar. “O ovo não acompanhou os aumentos reais que deveriam ocorrer. Mesmo tendo aumentado na Quaresma, a variação não foi suficiente para cobrir o custo (…), atualmente o cenário da produção de ovos não está nada favorável, está praticamente inviável produzir”, lamenta o produtor.

Outro fator que influenciou o aumento de preço foi a valorização da carne bovina e de frango, tornando o ovo a principal proteína no prato de muitos brasileiros. “Além dos aumentos das proteínas animais, o poder de compra do brasileiro caiu com o desemprego, forçando o brasileiro a comer mais ovos”, completou Rodrigo. A oferta menor que o consumo no mercado, inevitavelmente, faz com que o preço suba.

Ainda segundo Rodrigo, a expectativa, que era de aumento de preços mais significativos no período da Quaresma, não tem sido correspondida. “A realidade não está sendo como projetada e esperada, pois a pandemia e as restrições estão fazendo com que as vendas fiquem na normalidade, nada que possamos dizer que nesta Quaresma vamos ter um consumo além do normal”, finaliza.