Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

Ração adequada para pintainhos potencializa desempenho e melhora índices zootécnicos

Os primeiros sete dias das aves é tido como o período mais crítico da criação, pois é quando ocorre a transição alimentar, antes proveniente das reservas da gema do ovo, para uma alimentação focada em obter os nutrientes da matéria-prima, dos grãos e dos cereais

Ração adequada para pintainhos potencializa desempenho e melhora índices zootécnicos

Os primeiros sete dias dos frangos é tido como o período mais crítico, pois é quando estas aves estão mais sensíveis às variações ambientais por terem um desenvolvimento corporal, metabólico e fisiológico mais acelerado. Por isso, uma nutrição adequada e precisa nesta fase é primordial para o bom desempenho do animal.

Sebastião Borges, diretor Técnico de Nutrição da Vaccinar, conta que nesta idade o pintinho tem um crescimento acelerado, multiplicando em média 4,5 vezes o seu peso inicial. Qualquer dificuldade ou agressão sofrida nesta fase implica diretamente em queda no desempenho final da ave, elevando a mortalidade, os custos de produção e reduzindo o volume de carne produzido, assim como perda de sua qualidade.

Borges explica que para obter a energia e os nutrientes necessários por conta do acelerado crescimento, a ave dispõe de uma reserva natural (gema) – que normalmente é absorvida completamente até o sétimo dia após o nascimento -, além da ração fornecida para suprir e atender todas as exigências nutricionais inerentes a esta fase da vida.

“No aspecto fisiológico, as dietas pré-iniciais auxiliam no desenvolvimento do TGI, estimulando também a secreção enzimática, o que reflete diretamente no desempenho final. No aspecto nutricional, temos várias linhas de estudo e trabalho muito bem fundamentadas e testadas; contudo vale salientar que estudos recentes mostram que aves submetidas a rações pré-iniciais com níveis mais altos de proteína e energia têm tido desempenho superior logo na primeira semana.

Confirma a matéria completa na edição 1307 da revista Avicultura Industrial: