Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Raças puras e ornamentais

<p>Fazenda Avenorte crias galinhas para colecionadores ou amantes da "antiga" avicultura.</p>

Rodrigues com uma Polish. A raça é chamada de Polonesa por seu topete ser parecido com o chapéu que era utilizado pelos soldados poloneses

Redação AI 16/06/2005 Sávio Rodrigues começou a criar galinhas de raça pura em 1986. Era um hobby. Hoje, sua propriedade, a Fazenda Avenorte, em Belém (PA), possui 11 galpões para a produção destas aves, além de possuir clientes espalhados por todo o País. “Participo também de exposições e feiras e a procura é sempre muito grande”, afirma Rodrigues. Segundo ele, todas as aves são devidamente vacinadas.

O grande destaque são os tamanhos e cores destas galinhas, bem diferentes das presentes na avicultura industrial, onde predomina o branco. Porém, estas aves não tem sua genética voltada a alta produção de carne ou ovos, mas muitas, como a Legorn em postura, serviram de base para o desenvolvimento genético das atuais aves comerciais.

As Puras de Origem ou Ornamentais são procuradas mais por colecionadores ou amantes da romântica avicultura pelo colorido de suas penas ou características específicas de cada ave. Embora por aqui praticamente não ocorram mais, na Europa e EUA são comuns competições entre criadores de raças puras.

De origem asiática, este galo Brahma pode chegar a pesar até 6 kg
Silkie white. Origem japonesa, conhecida no Brasil como sedosa. Suas penas são finas, quase como pêlos