Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Reconhecida a equivalência do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem de Animal de Goiás

Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) indicará estabelecimentos do Estado.

Por meio da Portaria nº 38, publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU), o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) decretou uma ação proativa frente à adesão do estado de Goiás ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

Com a publicação da Portaria de reconhecimento da equivalência, os estabelecimentos registrados no Estado poderão ser indicados pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para participar do Sisbi-POA e utilizar a logomarca do Sistema nos rótulos de seus produtos. Assim, todos poderão comercializar suas mercadorias em todo o país, ao invés de apenas dentro da Unidade da Federação.

A equivalência e consequente adesão ao Sisbi-POA passou por uma série de auditorias do Dipoa, que avaliou a infra-estrutura da Agrodefesa para desenvolvimento das atividades de Inspeção e a capacidade da Agência de garantir a inocuidade dos produtos.

O processo de adesão iniciou por demanda da própria Agrodefesa, que recebeu as orientações necessárias por meio de visitas técnicas ao Estado. Já estão programados treinamentos em auditoria e programas de autocontrole para a equipe de médicos veterinários, que serão ministrados por Fiscais Federais Agropecuários do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

“A partir deste momento o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fará uma ação para auditar periodicamente os estabelecimentos no intuito de verificar se está sendo cumprido o que foi acordado”, afirma o diretor substituto do Dipoa, Leandro Feijó.