Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Redes de varejo e fast food nos EUA processam fornecedoras de frango

Empresas entraram na Justiça contra grandes produtoras de aves, acusando-as de cartel

Redes de varejo e fast food nos EUA processam fornecedoras de frango

As principais processadoras de carne de frango dos Estados Unidos estão sendo acusadas da prática de cartel – combinação de preços. A acusação paira sobre a Tyson Foods Inc., Pilgrim’s Pride Corp., Sanderson Farms Inc. e Perdue Farms Inc.. Segundo as compradoras, essas empresas estariam combinando preços de maneira coletiva e reduzindo a produção para manter o valor do frango elevado. 

De acordo com notícias do Dow Jones Newswires, repercutidas pelo Broadcast Agro, a Chick-fil-A, uma das principais redes de fast food à base de frango dos Estados Unidos de acordo com a empresa de pesquisas Technomic Inc., foi uma a ingressar na Justiça contra as grandes produtoras de aves. Outra envolvida é a varejista Target.

As ações da Target e da Chick-fil-A são as mais recentes em uma batalha legal que já dura quatro anos, aponta o jornal norte-americano. 

Grandes operadoras de supermercados e distribuidores de serviços alimentícios entraram com ações civis alegando comportamento anticompetitivo e, neste ano, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou altos executivos da indústria de frango e funcionários da área de vendas por fraude em licitações e fixação de preços. Os réus se declararam inocentes e grandes empresas de frango estão contestando as ações na Justiça Civil.

Em outubro, a Pilgrim’s fechou acordo com a Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos EUA e se comprometeu a pagar uma multa no valor de US$ 110,524 milhões por restrições à concorrência, que afetaram três contratos de venda de frango a um cliente norte-americano.

A Tyson Foods disse em junho que estava colaborando com a investigação do Departamento de Justiça sobre formação de cartel na venda de frango para restaurantes e supermercados. A Tyson forneceu informações como parte de um programa de leniência, que pode evitar que a companhia seja processada criminalmente.