Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estudo

Reduzindo o uso de antibióticos e mantendo a lucratividade

Estudo apontou resultados positivos nos parâmetros de peso corporal, consumo de alimento, conversão alimentar e integridade de pata em frango de corte, superando o desempenho dos antibióticos promotores de crescimento

Reduzindo o uso de antibióticos e mantendo a lucratividade

Desnecessário explicar o porquê da necessidade de reduzir o uso de antibióticos. O aumento da resistência antimicrobiana, o grave risco para a saúde dos animais e humana e o número crescente de leis em todo o mundo que tratam desse assunto falam por si só. Apesar de não haver dúvidas quanto à necessidade de reduzir o uso de antibióticos, atualmente os produtores estão enfrentando outra dificuldade: manter o desempenho e a lucratividade.

Grafico

Grafico 1

 

Aditivos alimentares comprovam os resultados por meio de pesquisa

Motivadas pelas necessidades do mercado, diversas empresas estão trabalhando para encontrar soluções. Os aditivos alimentares têm um lugar de preferência nesse conceito já que eles podem oferecer suporte em sistemas de produção sem antibióticos. A Trouw Nutrition desenvolveu diversos programas e continua realizando pesquisas para comprovar os resultados com base em uma abordagem voltada para a saúde animal, nutrição e manejo. Como parte desse esforço, foi realizado este ensaio na China para determinar se o uso de aditivo alimentar poderia melhorar o desempenho dos frangos de corte em sistema de produção sem uso de antibióticos.

O estudo avaliou o desempenho de 900 frangos de corte machos da linhagem Ross. Os animais foram submetidos a 3 tratamentos, sendo um tratamento com uma dieta comercial básica sem quaisquer aditivos, outro com um antibiótico promotor de crescimento (AGP), outro com aditivo alimentar à base de blend de ácidos orgânicos. O AGP utilizado no ensaio foi a Bacitracina de Zinco e o aditivo alimentar utilizado foi o Selko-pH. Durante o período de teste de 42 dias, foi monitorado o desempenho dos animais.

Retirar os antibióticos não significa abrir mão do desempenho

Certamente os resultados podem motivar o setor de criação de aves. Na primeira metade do ensaio, o uso de aditivo alimentar aumentou significativamente o ganho de peso corporal e o consumo de alimento, enquanto diminuia o índice de conversão alimentar. Essas melhorias persistiram durante a segunda metade do estudo. O grupo com aditivo alimentar apresentou uma melhoria significativa no desempenho animal quando comparado com os controles positivo e negativo. Os resultados mostraram que o grupo que recebia Selko-pH apresentou uma melhoria de 0,04 na conversão alimentar quando comparado com o controle negativo, e uma melhoria de 0,02 quando comparado ao controle positivo. Além disso, a inclusão do aditivo alimentar melhorou a integridade do coxim plantar dos frangos de corte.