Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reino Unido

Reino Unido está com plano para proibir a importação de foie gras

Autoridades do Reino Unido estão explorando restrições ao produto depois que o ministro o descreveu como "insuportavelmente bárbaro"

A chefe da associação francesa de produtores de foie gras disse que está “chocada e indignada” com o fato de o governo britânico estar considerando proibir as importações do produto.

E ela convidou parlamentares a visitar fazendas francesas de produção de foie gras para ver a alimentação forçada de patos e gansos e julgar por si mesmos se é “cruel e torturante”, como afirmam os defensores dos direitos dos animais.

Marie-Pierre Pé, diretora do Comité Interprofessionnel des Palmipèdes à Foie Gras (CIFOG), que representa cerca de 3.500 produtores de foie gras, disse: “Estou chocada e deploro o fato de que a liberdade de vender um produto perfeitamente saudável definida sob internacional convenções está ameaçado.

“Para um país que promove a liberdade de comércio, isso não é apenas paradoxal, mas mostra uma falta de compreensão da nossa produção, bem como o problema dos julgamentos baseados em percepções antropomórficas de que o animal usado na produção está sofrendo.

“Claramente, eles não sabem como fazemos nosso trabalho. Antes de tomar essa decisão, convido-os a visitar um produtor de foie gras para que possam tomar uma decisão racional. Não temos nada a esconder e atuamos com total transparência ”.

Questionado sobre a gavagem , o aspecto mais polêmico da produção de foie gras, em que longos tubos são empurrados para baixo da garganta dos pássaros para bombear comida para o sistema digestivo, fazendo com que o fígado inche várias vezes seu tamanho natural, Pé disse que os ativistas estavam antropomorfizando – atribuindo características humanas aos animais – alegando que isso prejudicou ou machucou os patos e gansos.

“As pessoas precisam parar de imaginar um tubo sendo inserido em sua própria garganta, porque a garganta de um pato e de um ganso não se parece em nada com a sua. Para começar, a garganta do pato é elástica e na base há uma bolsa que permite estocar alimentos – os gésiers, que são como o nosso estômago ”, disse.

“Não faz mal a eles. Claro, você tem que saber como inserir a sonda, mas se feito corretamente o animal não sofre e estudos científicos foram feitos sobre os possíveis efeitos da gavagem , por isso sabemos. ”

“A gavagem é feita duas vezes ao dia respeitando o ritmo digestivo do animal. Não podemos forçar o ciclo digestivo porque, se o fizéssemos, ficaria bloqueado e você não obteria o foie gras.

“Não podemos dizer que não há acidentes de vez em quando, mas é excepcional. Um fazendeiro não tem interesse em prejudicar seus próprios animais porque isso os mataria – e sua produção ”.

Um grupo multipartidário de parlamentares britânicos escreveu aos ministros instando-os a proibir a venda de foie gras no Reino Unido. A carta ao secretário do meio ambiente, George Eustice, e ao ministro do bem-estar animal, Lord Goldsmith, foi coordenada pelo grupo de campanha Igualdade Animal.

“Nos próximos meses, mais milhares de patos e gansos sofrerão um tratamento torturante por este produto cruel”, afirma a carta.

O Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais disse que estava “explorando mais restrições” à guloseima, após relatos de que Goldsmith estava determinado a proibir as vendas no Reino Unido, tendo descrito no início deste ano como “ insuportavelmente bárbaro ”.

Abigail Penny, diretora executiva da Animal Equality UK, disse: “Foie gras é a definição de crueldade contra os animais e as pessoas estão claramente unidas em seu ódio por este produto perverso. Simplesmente não podemos mais tolerar isso. A proibição não pode acontecer em breve. ”

No entanto, os oponentes de uma proibição discordam. Richard Corrigan, que dirige vários restaurantes em Mayfair, disse que uma proibição levaria o Reino Unido a um “território de estado-babá”, enquanto George Pell, o co-proprietário do L’Escargot, disse que havia um “paradoxo entre as pessoas que comem alegremente industrialmente produtos alimentícios de cultivo e defendendo a proibição ”.

Pé disse que a legalidade da produção de foie gras foi examinada “várias vezes” e foi considerada em conformidade com as regulamentações alimentares europeias.

“Sim, houve vídeos com imagens chocantes de fazendas, mas eles são exceções e essas fazendas não refletem nosso setor e nossa profissão”, disse ela. “Nossas fazendas são controladas pelas autoridades e os produtores se comprometem a garantir o bem-estar do animal.”

Ela acrescentou: “Posso entender se as pessoas não gostam de foie gras, ou não querem comer animais ou produtos de origem animal, mas há respeito pelos animais em nossa produção. Não tenho nenhum problema em afirmar isso porque sei que é verdade.

“Estou indignado e triste”, disse Pé. “Certamente o governo britânico não aprovará uma lei baseada em argumentos unilaterais. Eu pessoalmente os convido a vir e ver por si mesmos. ”

Pé disse que o foie gras foi proibido, “porque o foie gras é um símbolo gastronômico da França. Acho que somos um alvo fácil.”

“É um tema e estratégia recorrente dos grupos de defesa dos animais. Eles produzem imagens sensacionais para influenciar a economia. Devemos nos perguntar: ‘estamos sendo manipulados?’ ”

A França é o maior produtor, consumidor e exportador mundial de foie gras. O CIFOG diz que os agricultores franceses produziram 15.000 toneladas de foie gras no ano passado – abaixo das 18.800 toneladas produzidas em 2019 – principalmente na região de Périgord, no sudoeste da França. Até 5.000 toneladas são exportadas anualmente, com até 200 toneladas por ano chegando à Grã-Bretanha.

Pé disse que apesar das restrições da Covid que fecharam os mercados de inverno e atingiram as vendas antes do feriado de Natal – um período em que o foie gras é tradicionalmente consumido – os produtores relataram 1,2 milhão de novos compradores franceses em 2020. O setor desde então foi atingido por surtos de gripe aviária .

“Não há problema em termos de suporte para nossos produtos na França”, disse ela. “Os franceses adoram foie gras, há um apoio extraordinário para ele”, acrescentou ela.