Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Reportado surto de Influenza Aviária na Eslováquia

O Sorotipo identificado no páis é o mesmo que atinge a Polônia

Reportado surto de Influenza Aviária na Eslováquia

A Administração Estadual de Veterinária e Alimentos da Eslováquia reportou a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), um surto de Influenza Aviária no município de Zbehy situado no distrito de Nitra. De acordo com o relatório divulgado nesta sexta-feira (10/01) pela organização, o vírus reportado é de alta patogenicidade do sorotipo H5N8, mesmo sorotipo identificado nos surtos da Polônia.

Segundo a Administração Estadual de Veterinária e Alimentos da Eslováquia medidas de contenção já estão sendo tomadas como controle de movimento dentro do país, vigilância dentro e fora da zona de contenção, desinfecção e abates das aves infectadas.

Quatro surtos no país vizinho

No início de janeiro o Instituto Nacional de Pesquisa Veterianária da Polônia anunciou que, em 31 de dezembro de 2019, foram confirmados três casos de influenza aviária de alta patogenicidade em fazendas comerciais de perus na província de Lublin, no sudeste da Polônia.

Na última sexta-feira (03/01), o país confirmou um quarto caso de de influenza aviária de alta patogenicidade, desta vez em uma fazenda de postura na vila de TopolaOsiedle, no município de Przygodzice, província de Wielkopolskie, no oeste da Polônia.