Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Republica Dominicana anuncia medidas para controle da doença de Newcastle

As autoridades do Ministério da Agricultura identificaram 60 pequenos criadores de aves cujas fazendas serão higienizada

Republica Dominicana anuncia medidas para controle da doença de Newcastle

O governo da República Dominicana ordenou, por meio do Ministério da Agricultura, medidas de controle sanitário e a reestruturação de dívidas com bancos e fornecedores de pequenos produtores afetados por surtos do vírus Newcastle, na província de Espaillat. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Osmar Benítez.

Até o momento, as autoridades do Ministério da Agricultura identificaram 60 pequenos criadores de aves cujas fazendas serão higienizadas pela Diretoria Geral de Pecuária, serão fornecidos pintos, serão reajustados os casos de dívidas com o Banco Agrícola e outras entidades financeiras. Tal como acontece com os fornecedores de matérias-primas.

Ao mesmo tempo, o Estado iniciará, juntamente com as autoridades do setor, um programa para conscientizar e educar os produtores sobre as vantagens de manter um programa de vacinação em andamento.

O chefe da Agricultura, Osmar Benítez, disse que as fazendas serão repovoadas em até 10 mil unidades, que é um pequeno produtor. Ele disse que as aves serão entregues vacinadas e que os produtores devem continuar a cumprir o que é indicado nos protocolos nacionais e internacionais de produção de aves.

O ministro afirmou que o fornecimento de carne de frango é garantido, uma vez que são liberadas cerca de 600 mil unidades diariamente, e ressaltou que o país possui infraestrutura com capacidade para produzir até 25 milhões de frangos por mês.

Ele observou que a indústria avícola dominicana possui a tecnologia mais avançada em todo o Caribe para produção em um ambiente controlado e reiterou casos recentes porque várias fazendas não cumpriam os processos de vacinação estabelecidos pelas autoridades.

Ele disse que “o vírus Newcastle está sempre presente nas fazendas, em todo o mundo onde as galinhas são produzidas; e que as taxas de perda atingem menos de 6%; Ele disse que, devido ao não cumprimento das normas, a patogenicidade do vírus pode aumentar se os protocolos de vacinação não forem seguidos ”.

Benítez disse que o setor tem mais de 40 anos de dinamismo, o que permitiu a expansão e a integração de novos produtores nos últimos 10 anos, dobrando os avicultores de períodos anteriores.

Ele argumentou que o governo continuará a prestar apoio, especialmente aos pequenos produtores, enquanto pede aos criadores de aves que sigam os protocolos estabelecidos.

Durante uma entrevista no programa de televisão Today, o ministro indicou que “a carne de frango é segura e as pessoas podem comê-la, porque é boa e é a proteína mais barata”,