Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

República Dominicana

República Dominicana preocupada com abastecimento de carnes e ovos para o Natal

Governo avalia se a produção local tem capacidade para abastecer totalmente o mercado nesse período

República Dominicana preocupada com abastecimento de carnes e ovos para o Natal

O ministro da Agricultura da República Dominicana, Limber Cruz, se encontrou com produtores de frangos, ovos e suínos do país, que garantiram que o mercado estará abastecido com esses produtos para as festividades de fim de ano. Os produtores expressaram que têm produção suficiente nas granjas para atender ao aumento de consumo gerado neste período.

Referindo-se ao abastecimento e a procura de alimentos, o ministro Cruz disse que o Governo só vai autorizar a importação desses produtos se for demonstrado que a produção local não tem capacidade para abastecer totalmente o mercado.

“As importações nem sempre são ruins, quando são trazidas para garantir equilíbrio, mantêm os produtores estáveis, o mercado mantém o equilíbrio e o governo fica satisfeito porque está tudo bem”, explicou o governante aos produtores.

Ele lembrou que a produção na época do Natal tem que subir acima dos níveis tradicionais, já que o consumo dispara bastante.

Ele citou como exemplo o caso da batata, cujo consumo dispara no fim do ano. O responsável disse que trabalha para garantir o equilíbrio entre a estabilidade dos preços ao consumidor e a rentabilidade do produtor, como forma de sustentar a produção nacional e a segurança alimentar.

Disse que o presidente Luis Abinader tem reiterado que o setor agrícola será bem atendido durante sua gestão, como forma de garantir que as pessoas tenham alimentos garantidos e a um preço justo.

Durante o encontro, os porta-vozes das diversas entidades que agrupam avicultores e suinocultores expressaram sua gratidão ao presidente Luis Abinader por ter adotado a alíquota zero para os empréstimos do Banco Agrícola.

Afirmaram que, graças a esta linha de crédito, está garantida a produção nacional em diversos produtos agrícolas, como tem sido bastante evidenciado nos últimos meses.