Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Resposta

Abef divulga comunicado contra as inverdades sobre o peru brasileiro publicadas em nota pela imprensa.

Redação AI 24/07/2002 – O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Cláudio Martins, divulgou um comunicado contra a matéria veiculada na imprensa internacional e nacional sobre a dúvida da qualidade dos perus produzidos no Brasil. Leia o comunicado na íntegra:

“Com relação a matéria do jornal Daily Mail do Reino Unido na data de 22 de julho de 2002, noticiada na mesma data no Brasil pelo Estadão.com. sob o título “JORNAL DIZ QUE PERÚ BRASILEIRO AMEAÇA PRODUTO INGLES”, a ABEF – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PRODUTORES E EXPORTADORES DE FRANGOS, entidade representante das indústrias produtoras e exportadoras de frangos do Brasil, vem a presença do público em geral para comentar as inverdades contidas na matéria acima indicada.

1. O Brasil em termos de produção avícola destinada ao mercado internacional é considerado um dos países mais competitivos do mundo porque possui o menor custo de produção avícola mundial, segundo afirmações do IFC – International Finance Corporation do Banco Mundial.

2. O Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial de carne avícola. No ano passado foram exportadas pelo Brasil 1,25 milhões de toneladas.

3. O Brasil, em termos de produtos da agricultura, especialmente no setor carnes, é um país que não conta com subsídios a produção e a exportação. Não se pode comparar a competitividade do produto brasileiro com a ineficiente produção avícola da Inglaterra que só sobrevive graças aos enormes subsídios concedidos aos produtores.

4. O produto avícola de exportação brasileiro está presente, hoje, em mais de 87 diferentes mercados no mundo, face ao seu reconhecido e elevado padrão de qualidade e de sanidade.

5. O sistema oficial brasileiro de segurança alimentar aplicado aos produtos avícolas é avalizado pelo rigoroso sistema de inspeção veterinária da União Européia, assim como do Japão, Canadá, Cingapura, entre outros. É importante frisar ainda que a avaliação européia é realizada através de visitas de inspeção periódicas às granjas e frigoríficos exportadores.

6. As aves criadas com destino a União Européia não são alimentadas com proteínas de origem animal.

7. A legislação brasileira proíbe o uso de “antibiótico nitrofurano ilegal” desde o ano de 1998.

8. A constatação do excelente nível de sanidade e inspeção dos produtos brasileiros pode ser dimensionado pelo fato de que o Brasil nunca foi responsabilizado por qualquer episódio de natureza sanitária no mundo.

9. O Brasil é mundialmente reconhecido como país livre de BSE(Mal da Vaca Louca)”.

São Paulo, 23 de julho de 2002.
Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef)