Guia Gessulli
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
TvGessulli

RETROSPECTIVA 2020 - Os fatos mais importantes da avicultura e da suinocultura

Traçamos um panorama de alguns dos principais acontecimentos do setor de aves e suínos

Anderson Oliveira | Editor
18-Dez-2020 09:49 - Atualizado em 18/12/2020 11:26

A pandemia da covid-19 foi o principal acontecimento de 2020 e trouxe impactos para todos os setores da economia. A avicultura e a suinocultura brasileiras, porém, não tiveram um ano ruim. No caso da suinocultura, o ano foi de recorde. Nós falamos sobre isso na semana passada, quando a ABPA divulgou os números relativos à produção e exportação de carne de frango e carne suína. Mas a gente vai traçar agora um panorama das principais notícias de 2020. Ou sobre como o setor de aves e suínos venceu desafios para continuar crescendo.

O Brasil registrou diversas aberturas de mercados internacionais aos produtos avícolas. Um dos destaques foi o Egito, que em abril habilitou 27 frigoríficos de aves para exportação. E mais recentemente, o México autorizou a exportação brasileira de ovos comerciais.

Mas nem tudo foi fácil para o setor. A pandemia da Covid-19 resultou em fechamento temporário de frigoríficos. Empresas como JBS, BRF e Aurora tiveram exportações e até mesmo as atividades interrompidas por conta desse desafio sanitário.

Um dos casos mais emblemáticos foi o da Aurora, que teve as exportações suspensas para China, Hong Kong e Filipinas depois que autoridades chinesas afirmaram ter encontrado traços do coronavírus em embalagens de carne de frango. Os embargos logo foram retirados. Para enfrentar os problemas nos frigoríficos, o governo federal e o setor industrial adotaram uma série de medidas para manter a segurança dos trabalhadores e do produto.

AveSui2021_dentro

O câmbio foi outro destaque em 2020. As cotações do dólar chegaram a bater na casa dos seis reais. A desvalorização da moeda brasileira ajudou a impulsionar as exportações de carne suína e carne de frango. Porém, contribuiu para mais embarques de milho e soja, insumos fundamentais para a produção de proteína animal.

O resultado? O poder de compra do avicultor atingiu o pior patamar em anos. O suinocultor foi menos afetado, devido a grande demanda por carne suína no mundo, o que resultou em melhora nos preços. Mas a avicultura não teve a mesma sorte: os preços da proteína em baixa e dos insumos em alta levou o setor a pensar em reduzir a produção.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, afirmou que poderia haver uma queda na produção de até 10%, o que reduziria a demanda por ração e ajustaria a oferta de carnes no mercado. Isso possibilitaria que a carne de frango fosse valorizada.

Na suinocultura, pelo contrário. Novas habilitações tanto da China quanto do Vietnã e Filipinas, afetados pela Peste Suína Africana, impulsionaram a exportação. O Brasil deve encerrar o ano com uma marca nunca antes alcançada de 1 milhão de toneladas de carne suína embarcada. A preocupação é que metade desse volume foi para a China, que, segundo as últimas notícias do ano, já está prestes a recompor seu rebanho.

AveSui2021_dentro

Esses foram alguns dos destaques de 2020. Um ano que levou o mundo a conhecer um novo jeito de trabalhar e se comunicar. A informação, aliás, é a ferramenta mais importante para enfrentar os desafios sanitários. E nós estamos sempre aqui, fazendo a cobertura dos principais fatos, por meio de nossos portais, revistas, em nossas lives e webinares. Um conteúdo sempre relevante e que, na internet, agora está de cara nova. Dá uma conferida em nossos portais da avicultura e da suinocultura agora. Vamos começar o ano de cara nova, repaginada e ainda mais moderna. Como sempre fazemos.

Foi um prazer ter vocês conosco nesse ano inteiro. Para todos nós um excelente fim de ano e um 2021 melhor.

Assuntos do Momento

Disponible en español Disponible en español
Câmara Uruguaia de Aves busca aumentar a produção, o consumo e a exportação de aves
05 de Março de 2021
Mercado Externo

Câmara Uruguaia de Aves busca aumentar a produção, o consumo e a exportação de aves

A Câmara Uruguaia de Processadores de Aves (Cupra) afirma ter interlocutores específicos para a avicultura no Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP)

Disponible en español Disponible en español
Pilgrim's é multada em US$ 107 mi por definir o preço do frango
05 de Março de 2021
Cartel

Pilgrim's é multada em US$ 107 mi por definir o preço do frango

Um dos maiores produtores de frango dos Estados Unidos se declara culpado de fixar preços e é condenado a uma multa criminal de 107 milhões de dólares.

AveSui2021_dentro
Preço médio dos ovos em fevereiro é o maior da série
01 de Março de 2021
Ovos

Preço médio dos ovos em fevereiro é o maior da série

As cotações elevadas estão atreladas à menor oferta, principalmente de ovos maiores, uma vez que o setor intensificou os descartes das poedeiras mais velhas.

Nos EUA, alguns frigoríficos anunciam planos de vacinas, mas muitos trabalhadores ainda estão esperando
05 de Março de 2021
Internacional

Nos EUA, alguns frigoríficos anunciam planos de vacinas, mas muitos trabalhadores ainda estão esperando

Empresas dizem que o progresso precisa ser mais rápido depois que os surtos de coronavírus paralisaram matadouros e adoeceram milhares de trabalhadores

Embarques de carne de frango crescem em volume e receita, enquanto os de carne suína ficam abaixo do reportado em fevereiro de 2020
02 de Março de 2021
Exportação

Embarques de carne de frango crescem em volume e receita, enquanto os de carne suína ficam abaixo do reportado em fevereiro de 2020

A exportação de carne de aves e suas miudezas avançou 8,29% em receita; os embarques de carne suína totalizaram 18,71% menos em relação a fevereiro do ano passado

Conheça a trajetória de Deborah de Geus, finalista na categoria Mulheres Cooperadas
05 de Março de 2021
Prêmio Quem é Quem

Conheça a trajetória de Deborah de Geus, finalista na categoria Mulheres Cooperadas

Formada em Medicina Veterinária, possui forte participação em entidades de classe e comitês internos da cooperativa Frísia, colaborando com a melhoria da produção de outros associados

Mais assuntos do momento