Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Variedades

Revelados os ganhadores do Prêmio Lamas 2014

Quatro trabalhos foram premiados na noite do dia 19 de agosto e envolveram as categorias Nutrição, Sanidade, Manejo e Outras Áreas.

Revelados os ganhadores do Prêmio Lamas 2014

A Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) realizou na noite do dia 19 de agosto, no encerramento das atividades do segundo dia da Conferência Facta, a entrega do tradicional Prêmio de Pesquisa Avícola “José Maria Lamas da Silva”, o conhecido Prêmio Lamas, para os melhores trabalhos inscritos em suas quatro categorias. São elas Nutrição, Sanidade, Manejo e Outras Áreas.

De acordo com Edir Nepomuceno Silva, membro do Conselho Curador da Facta, o Prêmio Lamas é uma grande oportunidade para mostrar as ideias e resultados no campo da pesquisa científica nacional. Uma chance única para os iniciantes na pesquisa científica na área avícola no País.

Paulo Cesar Martins, coordenador área de Produção do Prêmio Lamas 2014, comenta a importância do prêmio para o mundo científico brasileiro. Confira no player:

Veja abaixo os campeões de cada categoria:

Sanidade
Vencedor: “Persistência e Propagação de Cepeas de Campo e Vacinas do Vírus da Laringotraqueíte Infecciosa” – Jorge Luíz Chacon, do laboratório de Ornitopatologia FMVZ-USP

Menção Honrosa: “Salmonella Gallinarum: Diferenciação Molecular da Cepa Vacinal SG9R de Isolados de Campo” – André Kazantzi Fonseca, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Nutrição
Vencedor: “Efeito de Relações de Nitrogênio Essencial: Nitrogênio Total sobre o Desempenho de Frangos de Corte” – Rosana Cardoso Maia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG)

Menção Honrosa: “Janela de Nascimento de Pintos Provenientes de Embriões Suplementados com 25-HIDROXI-COLECALFEOL IN OVO” – Michele Laboissière, da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Produção
Vencedor: “Efeito da Desinfecção de Nascedouros com Diferentes Soluções Desinfetantes sobre a Mucosa Traqueal de Pintos de um Dia” – Patricia Alves Teixeira, da Universidade Federal de Uberlândia

Menção Honrosa: “Influência da idade da matriz, do tipo de incubação e do tempo de armazenamento dos ovos no desenvolvimento ósseo de embriões de frangos de corte aos 14 dias” – tatiana Carlesso Santos, da Universidade Estadual de Maringá

Outras Áreas
Vencedor: “Estresse pro frio a 19 °C na Primeira Semana de Vida de Aves SPF dimibui Células da Resposta Imune” – Anderlise Borsoi, da FMVZ-USP

Menção Honrosa: “O Uso da Termografia na Observação de Podermatite em Frangos de Corte” – Flavia Gerbi Jacob, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A Conferência Facta segue até amanhã (20/08). Veja mais no site: http://www.facta.org.br/conferencia2014/