Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ciência

Revista científica do Tecpar avança na internacionalização dos artigos em 2022

Das 82 publicações científicas divulgadas de janeiro a junho de 2022, 43 foram enviadas por pesquisadores de países da Ásia, África e América do Su

Revista científica do Tecpar avança na internacionalização dos artigos em 2022 –
Revista científica do Tecpar avança na internacionalização dos artigos em 2022 –

A revista científica editada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fechou o primeiro semestre de 2022 com mais da metade dos artigos publicados por autores internacionais. Das 82 publicações científicas divulgadas de janeiro a junho deste ano, 43 foram enviadas por pesquisadores de países da Ásia, África e América do Sul.

Desde 1946, o periódico Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT) divulga artigos originais de pesquisa e revisões, contribuindo para o avanço da ciência, tecnologia e inovação.

Em 2021, registrou o maior número de publicações nos últimos quatro anos, totalizando 168 artigos. O periódico paranaense também tem avançado na internacionalização, reforçando o protagonismo do Tecpar na produção e divulgação científica, dentro e fora do País.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o BABT se consolidou como uma das revistas científicas de maior expressão e relevância no cenário nacional e agora busca ampliar o reconhecimento junto à comunidade científica internacional.

“Esse avanço se deve ao alto nível dos editores-chefes e equipe editorial. Cada edição é formada por pesquisas de alto nível, criteriosamente selecionadas e avaliadas pelo corpo editorial, composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com credibilidade na comunidade científica”, afirma.

BALANÇO – Os 82 artigos nacionais e internacionais publicados no primeiro semestre de 2022 estão distribuídos nas seguintes áreas de conhecimento: saúde humana e animal (22); agricultura (18); engenharia (13); biologia (12); ciência e tecnologia de alimentos ou rações (11) e meio ambiente (06).

Depois do Brasil, a Turquia foi o país que teve mais artigos publicados neste primeiro semestre. Foram 14 publicações, a maior parte nas áreas de biologia e saúde humana e animal. Em seguida estão a Índia (08), Paquistão (05), Irã (04), China (03), Argentina (02) e Colômbia (02). Com um artigo publicado estão Tunísia, Vietnã, Egito e Indonésia.

FATOR DE IMPACTO – A credibilidade do periódico BABT na comunidade científica internacional também se deve aos avanços no Fator de Impacto, métrica que identifica a frequência média com que o artigo de determinado periódico é citado. Ele é considerado o principal indicador de qualidade de uma publicação científica. 

De acordo com as últimas medições oficiais, entre 2020 e 2021 o Fator de Impacto da revista científica editada pelo Tecpar aumentou 50%, e pela primeira vez ficou acima de 1 (o indicador em 2021 ficou em 1,18).

O aumento no Fator de Impacto demonstra que a qualidade dos artigos publicados no BABT tem crescido a cada ano, fazendo com que sejam cada vez mais citados. “Um dos fatores que contribuíram para este resultado é análise e seleção criteriosa dos artigos publicados, feita pela equipe editorial. A seleção mais rigorosa aumenta a qualidade e a visibilidade dos trabalhos publicados”, explica Lívia Nogueira dos Santos, gerente do Centro de Informações Tecnológicas do Tecpar.

IDIOMA – Um dos requisitos para competir no mercado editorial internacional de periódicos científicos é o conteúdo em inglês de boa qualidade, já que a academia internacional se comunica nessa língua. Desde 1999 o BABT já é publicado em língua inglesa, com objetivo claro em ser uma publicação internacional. Atualmente está disponível em formato eletrônico na biblioteca digital aberta Scientific Electronic Library Online (SciELO).