Comércio Internacional

Revogação do status especial de Hong Kong pode afetar exportações de carnes dos EUA

Revogação foi uma resposta à decisão de Pequim de impor uma lei de segurança nacional em Hong Kong, que reduz a autonomia limitada do território.

A decisão do Departamento de Comércio dos Estados Unidos de revogar o status comercial especial de Hong Kong pode afetar as exportações norte-americanas de carne bovina e suína, de acordo com o Steiner Consulting Group. “Hong Kong é um mercado significativo para os produtos de carne dos EUA”, disse a consultoria. “A revogação do status especial vai mudar a relação comercial e as alíquotas tarifárias.”

“Os regulamentos do Departamento de Comércio que oferecem tratamento preferencial a Hong Kong sobre a China, incluindo a disponibilidade de exceções de licença de exportação, estão suspensos”, disse em comunicado nesta terça-feira o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross.

A revogação foi uma resposta à decisão de Pequim de impor uma lei de segurança nacional em Hong Kong, que reduz a autonomia limitada do território.