Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Robô realiza higienização em granjas e previne contaminações

Tecnologia Octopus Robots Poultry, da MCAI, chega ao mercado mundial em 2017 para automatizar a desinfecção da produção

Robô realiza higienização em granjas e previne contaminações

Robô é baseado em duas etapas essenciais: afofar e aplicar a solução de desinfeção ao mesmo tempo.Como sabemos, a higienização é fundamental para prevenir e tratar contaminações microbianas que podem ocorrer em vários ambientes que vão desde o convívio humano até a produção animal. Mas, um lançamento promete ajudar consideravelmente na desinfecção desses locais, especialmente em granjas avícolas. Trata-se do Octopus Poultry Seguro, uma tecnologia francesa que executa automaticamente a desinfecção do ambiente e ainda afofa as camas aviárias evitando o desenvolvimento de dermatites ocasionadas pelo acumulo de esterco.

Especialmente na avicultura, o robô atende a necessidade do produtor através do sistema de navegação (LIDAR) que pode ser definido pela quantidade de desinfecção, tempo de operação, frequência, níveis de alerta, entre outras configurações. “As configurações são inseridas de acordo com as instruções do fabricante, a construção de geometria, restrições, se houver e, claro, as indicações dos clientes”, conta Frédéric Pradelle, da fabricante MCAI Robotcs.

O Octopus Poultry Seguro ajuda o agricultor em tempo e dinheiro, monitorando constantemente as condições sanitárias das instalações. “É um ferramenta que ajuda os agricultores na tomada de decisão rápida em caso de problemas. Ele adverte o operador quando necessário e fornece dados precisos e valiosos. É particularmente interessante na entrada e saída dos animais”, explica Pradelle.

O principio de ação do robô é baseado em duas etapas essenciais: afofar e aplicar a solução de desinfeção ao mesmo tempo. “Afofar diariamente a cama pode mantê-la mais fresca, evitando a formação de crostas resultantes da acumulação de esterco. A crosta é responsável pela dermatite de pés e, por consequência, afetar capacidade de andar. Afofar regularmente a cama reduz a taxa de amoníaco e contribui para o bem-estar dos animais. A ventilação automática de camas com nosso robô é uma mais-valia para os profissionais, pois como é feito mecanicamente, quer dizer, sem qualquer aproximação, pode ser usado para outras tarefas”,  diz Pradelle.

O fabricante reforça que é vital a utilização de um eficiente sistema desinfetante para prevenir a saúde dos animais.  “Temos testado várias soluções potentes com nosso robô, como peróxido de hidrogénio, ácido acético, cloro”, conta o fabricante. Até agora, vimos resultados acima do esperado. Seja qual for o produto testado contra bactérias, nosso robô fez o trabalho com bons resultados”, pontua.

A tecnologia, que também será lançado no Brasil, começou a ser trabalhada em 2014. Em 2015, tendo estudado a viabilidade e potencial de negócios técnico, a MCAI decidiu investir maciçamente neste programa e contratou uma equipe de especialistas. Desde então, o grupo se dedica exclusivamente para desenvolver e projetar a sua gama de robôs polvo, que são projetados para serem usados em uma variedade de indústriase em diversas formas de aplicações. “A MCAI planeja lançar o Octopus Poultry Seguro no mercado em março de 2017, incluindo o Brasil. Estamos trabalhando em uma variante que pode ser lançado mais cedo (Octopus Scarifier robô que é a versão sem alguns módulos, tais como a câmera térmica, o sensor de frango volumétrico e o módulo de sanitização)”, revela.

O preço estimado do robô Octopus Poultry Seguro (versão completa existente) é 40 k € EXW, para o usuário final. Já o Octopus Scarifier robô é estimado em 12k €. “Ainda estamos trabalhando em nossa estrutura de preços que estarão disponíveis em breve”, diz o representante. Interessado em conhecer mais sobre o produto podem acessar http://www.octopusrobots.com/