Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Defesa Sanitária

RS tem sistema inédito para gestão sanitária da avicultura

Módulo de Certificação de Granjas Avícolas da Plataforma de Defesa Sanitária Animal do RS começou a funcionar nesta terça (15)

RS tem sistema inédito para gestão sanitária da avicultura

O Rio Grande do Sul agora conta com um módulo de Certificação de Granjas Avícolas da Plataforma de Defesa Sanitária Animal. A ferramenta foi desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria, através de convênio entre a Universidade, o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa-RS), que aportou os recursos, o Ministério da Agricultura e Secretaria da Agricultura do RS em modelo de parceria público-privada.

A capacitação dos envolvidos no processo estava prevista para março em evento na serra gaúcha e foi adaptada ao modo remoto em razão da pandemia. Foram capacitados médicos veterinários privados (responsáveis técnicos), laboratórios credenciados e técnicos do Serviço Veterinário Oficial estadual e federal. “Superamos as dificuldades impostas pela pandemia, capacitando todos os envolvidos no processo e trazendo mais uma ferramenta que permite atender com rapidez o processo de certificação de granjas além de apoiar a gestão da sanidade avícola”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola na Superintendência Federal da Agricultura no RS, Taís Oltramari Barnasque.

Com a informatização dos processos estarão conectados a Inspetoria de Defesa Agropecuária, o responsável técnico das granjas e incubatórios, o laboratório credenciado que vai analisar as amostras e o Ministério da Agricultura na emissão do certificado sanitário. O software permitirá o acompanhamento de todo o processo em tempo real garantindo rastreabilidade e confiabilidade. A certificação sanitária é exigência para trânsito de aves e ovos férteis no país, além de ser ponto de partida para a exportação de material genético.

Para o presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, a operação “representa o uso da tecnologia a favor da agilidade dos processos, trazendo benefícios ao longo de toda a cadeia”. O presidente do Fundesa-RS Rogério Kerber, destaca que a Plataforma de Defesa Sanitária Animal terá ainda outras funcionalidades, como o módulo de gestão de estoques, biosseguridade e dados epidemiológicos de aves e suínos.

Para o coordenador do projeto, professor da UFSM, Alencar Machado, o início da operação do módulo será desafiador. “Geralmente as plataformas começam a operar com poucas pessoas, e o trabalho vai ganhando escala ao longo do tempo. Este já começa com 650 usuários habilitados, com potencial para chegar a cinco mil quando os demais módulos começarem a funcionar”, destaca. Os outros módulos já estão em fase de inclusão de dados e testes.