Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Importação

Rússia planeja aumentar imposto de importação de ovos para incubação

O governo russo lançou planos de sujeitar os ovos incubados a um imposto de importação de 5% a partir de 1º de janeiro de 2022. Um aumento adicional de 15% está previsto para 2023.

Rússia planeja aumentar imposto de importação de ovos para incubação

A medida visa promover e proteger a produção nacional de ovos para incubação. A Rússia está lutando contra uma escassez aguda de ovos para incubação, disse um grupo de produtores durante a reunião do governo com o ministro da Agricultura russo, Dmitry Patrushev. Restrições à importação introduzidas após o surto de influenza aviária altamente patogênica (AI) privou dezenas de granjas de ovos para incubação importados. Estima-se que a proporção de empresas que dependem de ovos para incubação importados na Rússia seja próxima a 20%. O preço do ovo para incubação no mercado russo quase dobrou nos últimos meses, chegando a 30 rublos (US $0,35). Os custos crescentes estão deixando algumas fazendas abaixo do ponto de equilíbrio, forçando-as a cortar a produção, afirmaram produtores de aves russos durante reunião com o governo.

Em janeiro de 2021, a produção de aves na Rússia diminuiu 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado, estimou o sindicato russo de avicultores Rosptitsesoyuz. O aumento dos custos é apontado como o principal motivo da queda. Os custos crescentes pressionam os preços domésticos da carne de frango e dos ovos, causando preocupação entre os funcionários do governo. Para evitar problemas no futuro, o governo russo planeja aumentar a produção nacional de ovos para incubação. Para incentivar os agricultores a expandir a produção de ovos para incubação, o Ministério da Agricultura planeja compensar uma parte dos custos de capital de novos projetos.

A planejada tributação de ovos importados tem como objetivo forçar os produtores a adquirir ovos para incubação no mercado interno. Atualmente, a importação de ovos para incubação não está sujeita a taxas alfandegárias na Rússia. Sergei Lakhtyukhov, presidente da União Russa de Produtores de Aves, estimou que a Rússia importou 700 milhões de ovos para incubação em 2020, ou 15% a 20% de sua demanda geral.

Imposto reduzido sobre aves brasileiras
A Rússia poderia reduzir os impostos sobre as importações de aves do Brasil se o aumento dos preços domésticos continuar crescendo, relatou a publicação estatal russa, citando fontes do governo. Esta medida poderia ser tomada se outras soluções de restrição de preços se revelassem insuficientes. Atualmente, o governo está tentando domar a alta dos preços no mercado interno, ameaçando os avicultores com uma investigação do Serviço Federal de Antimonopólio e oferecendo empréstimos mais suaves para a modernização da capacidade. Dentro da União Econômica da Eurásia, a cota de importação de aves para 2021 da Rússia está fixada em 364.000 toneladas com imposto zero para todos os países. Fora da cota, o imposto sobe para 65%. Não há informações sobre que alíquota poderia ser aplicada às importações brasileiras de aves.