Agroindústrias

Sadia vende participação em fábrica na Rússia

<p>A empreitada em Kaliningrado acabou no mesmo ano em que começou.</p>

A Sadia anunciou nesta sexta-feira (05/06) a venda de sua participação de 60% no capital da fábrica russa Concórdia, situada em Kaliningrado, para a sua sócia local, a Fomanto. A operação, que está sujeita à aprovação do conselho de administração e aos acionistas da Sadia, permitirá à empresa levantar 77,5 milhões de dólares.

A transação deverá incluir a liberação da Sadia de todas as obrigações financeiras assumidas em relação à fábrica. Em comunicado, a companhia ressaltou que isso não vai alterar a sua estratégia de crescimento no mercado da Rússia.

A Concórdia nasceu em um pólo de expansão industrial da Rússia em dezembro de 2007, sob uma complexa operação de logística, mas só começou a funcionar em escala comercial no início deste ano. A empreitada custou 90 milhões de dólares.

Na época, o plano da Sadia era aproveitar, além do tradicional setor de alimentos em que atua, o espantoso crescimento do setor de fast food no país, que registrou expansão de 93% em apenas quatro anos. Um dos principais clientes da fábrica é a subsidiária russa do McDonald?s.

No entanto, a venda de suas participações na Concórdia seguem o plano de estratégia de capitalização da companhia devido às vultosas perdas com derivativos desde setembro do ano passado.

Às 12h30, os papéis ordinários da Sadia (SDIA3, com direito a voto) estavam estáveis, cotados a 4,80 reais. Enquanto os preferenciais (SDIA4, sem direito a voto) caiam 0,41%, para 4,82 reais.