Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desenvolvimento

Sanidade avícola é ferramenta para maximização da produtividade

Aplicações de medidas adequadas para o controle sanitário do plantel ajudam a potencializar os resultados

Sanidade avícola é ferramenta para maximização da produtividade

A avicultura é um importante setor na economia brasileira. O país ocupa a terceira colocação no ranking mundial de produção de carne de frango.  De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2016 foram produzidas 12,90 milhões de toneladas de carne de frango e mais de 39 bilhões de ovos.

O aumento do nível de produtividade é estimulado por conta do incremento de novas tecnologias e pelo melhoramento genético das aves. Além disso, a sanidade dos plantéis aviários pode ser utilizada como elemento para maximização da produtividade.

“O controle da pressão de infecções virais, bacterianas, e fúngicas associadas ao controle dos vetores biológicos no ambiente é fundamental para o sucesso econômico da produção. E esse, é um dos maiores desafios enfrentados nos plantéis avícolas atualmente. Por isso, é essencial que os produtores assegurem a sanidade correta do plantel”, afirma o Gerente de Marketing da Unidade de Aves da Ceva Saúde Animal, Marco Aurélio Lopes.

As medidas de biosseguridade são responsáveis pelo controle e erradicação de agentes patogênicos nos rebanhos comerciais. O programa deve assegurar que em todas as etapas de criação, sejam identificadas as origens de possíveis vetores e agentes infecciosos, para que sejam criadas medidas para prevenir e restringir o acesso ao plantel.

A higienização das instalações é uma das medidas fundamentais para a sanidade da produção. Os procedimentos de limpeza e desinfecção associados ao vazio sanitário são indispensáveis para minimizar os riscos de infecções, e garantir a salubridade do ambiente.

Outro ponto importante é a padronização da vacinação em campo, pois o processo pode falhar em vários pontos que vão desde o armazenamento até a administração da vacina.

“A imunização correta das aves é indispensável no ciclo produtivo, pois garante que o animal desempenhe todo seu potencial e, consequentemente, gerar os resultados esperados”, explica Lopes.

Além dos cuidados com a sanidade e saúde do ambiente, o produtor também deve investir em medidas para garantir do bem-estar animal. “Medidas simples que evitem o estresse da ave estimulam a produtividade no plantel”, finaliza Lopes.