Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Santa Catarina recebe 3a edição do Seminário Como criar avestruz para o abate

<p>A primeira edição aconteceu em dezembro/2005 em São Paulo, seguida pela edição realizada no Paraná em março passado.</p>

Redação AI (10/05/06)- Dando prosseguimento ao plano de instruir os criadores de avestruz com relação à importância de garantir a rastreabilidade nas propriedades, a segurança alimentar, o bem-estar animal e, também, melhorar a qualidade geral da ave entregue ao abatedouro, a Avestro S/A promoverá o evento no dia 27 de maio, a partir das 9 horas, no Centro Esportivo do SESI de Blumenau/SC.

A realização do Seminário neste Estado está sendo possível em virtude de uma parceria que a Avestro firmou com a Coopercasc – Cooperativa dos Criadores de Avestruzes do Estado de Santa Catarina e esta terceira edição contará com programação idêntica às edições anteriores, realizadas nos Estados do Paraná e São Paulo e que, juntas, já reuniu cerca de 200 participantes.

De acordo com o presidente da Avestro S/A, Giovanni Costa, o evento é direcionado para criadores de avestruz, técnicos, veterinários, zootecnistas e interessados na estrutiocultura e abordará, na programação, diversos temas relacionados ao assunto abate, como Perdas no Abatedouro, Manejo nas Diferentes Fases de Produção, Manejo Nutricional e Profilático, Transporte e Controle de Plantel e, também, uma palestra sobre o Selo de Qualidade da Avestro.

O evento acontecerá no Centro Esportivo do SESI de Blumenau, localizado na Rua Itajaí, 3434.  As inscrições já podem ser realizadas diretamente com a equipe da Coopercasc, com Giancarlo Correia, através do telefone (47) 3521-2533 ou e-mail [email protected]. Para obter mais informações sobre o curso em São Paulo/SP, os interessados podem entrar em contato diretamente na Avestro S/A, através do telefone (11) 4191-0495, falar com Denise, ou através do e-mail [email protected].

O avestruz no Sul do Brasil
De acordo com levantamentos estatísticos publicados no Anuário da Estrutiocultura Brasileira 2005/2006, publicado pela ACAB – Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil ACAB, a região sul reúne cerca de 22.500 avestruzes, distribuídos nos três Estados que contempla a região, sendo responsável por aproximadamente 7% do plantel nacional. De acordo com o gráfico abaixo, pode-se notar que não há praticamente diferença entre os plantéis dessa região, observando-se uma distribuição relativamente homogênea entre os mesmos, sendo que o Paraná apresenta ligeiramente uma maior produção de avestruzes, com 36% do rebanho da Região Sul. Esta região também concentra 33% dos criadores do Brasil.