Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Editorial

Saúde intestinal assume papel central na avicultura

Está no ar a edição 1275 da Revista Avicultura Industrial

Saúde intestinal assume papel central na avicultura

2018A matéria de capa da Avicultura Industrial traz uma discussão sobre a saúde intestinal, que sempre figurou entre os temas de destaque na produção avícola e que nos últimos anos tem dado um salto de importância. Até então, o uso dos antimicrobianos como aditivos melhoradores de desempenho nas rações atuavam no controle de diversos patógenos e enfermidades entéricas nas aves.

O quadro começou a se modificar com as restrições impostas a esse tipo de uso, primeiramente pela União Europeia, que baniu completamente os melhoradores de desempenho da alimentação animal a partir de 2006. Outros países passaram a também impor restrições, caso dos Estados Unidos. Aliado a isso, veio uma forte pressão do consumidor para que os sistemas produtivos não utilizassem os antibióticos nas rações e isso ganhou força no mercado.

Esse processo tem levado o meio científico avícola a buscar alternativas substitutas aos antimicrobianos, aliadas a medidas mais intensivas de biosseguridade, manejo e ambiência nas granjas. Tecnologias voltadas a modular a microbiota intestinal, criando condições para a proliferação de bactérias boas estão entre essas alternativas, assim como programas vacinais.

Uma das grandes preocupações está nas chamadas Salmonellas paratíficas, que podem viver no trato gastrointestinal das aves sem causar nenhum tipo de sintoma, mas que são responsáveis por casos, em algumas situações severas, de contaminação em humanos.

O tema da saúde intestinal, que é possivelmente o principal dentro da avicultura mundial atualmente, será tratado inclusive dentro da AveSui América Latina, evento promovido pela Gessulli Agribusiness, que nesse ano acontece em Medianeira (PR) no mês de agosto. Um painel específico terá a coordenação da especialista Elizabeth Santin, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Elizabeth que também é fonte de uma matéria publicada nessa edição sobre o tema, acompanhado da opinião de alguns dos técnicos das principais empresas de nutrição e saúde animal. Confira.

 

Uma boa leitura!

Humberto Luis Marques