Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SC investe no frango colonial

Produtores catarinenses que atuam na fumicultura formam cooperativa. Projeto busca produção de aves no sistema ecológico.

Redação AI 19/08/2002 – Uma nova e rentável atividade econômica está sendo implantada em Santa Catarina. Trata-se da criação de frango colonial orgânico, resultado de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. Depois de capacitados e treinados, um grupo de 28 avicultores fundou em julho, em Rio do Oeste, a Cooperativa Regional Vale Agrocolonial (Cooperva), que começa, neste mês, a entregar aos supermercados o novo produto. O objetivo é atender ao consumidor que compra alimentos sem produtos químicos ou sintéticos.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio do Oeste e idealizador do projeto, Lindolfo Hoepers, destaca que esse ramo da avicultura é conciliável com as demais atividades rurais, exige baixo investimento (cerca de R$ 1 mil), a alimentação é produzida na propriedade e encontra um mercado consumidor em expansão. A iniciativa coincidiu com o declínio da fumicultura, razão pela qual muitos produtores transformaram os galpões de fumo em aviários.

Para capacitar os novos avicultores, o Senar ministrou, a partir de março, um curso de três etapas nas comunidades rurais, profissionalizando 75 criadores.