Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estatal

Sebastião Barbosa será o novo presidente da Embrapa

Nesta quinta-feira (27), Barbosa foi recebido pelo ministro Blairo Maggi

Sebastião Barbosa será o novo presidente da Embrapa

Sebastião Barbosa, pesquisador aposentado da unidade de Algodão da Embrapa, será o novo presidente da empresa que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Barbosa substituirá Maurício Lopes, também funcionário da empresa que, ao encerrar sua gestão, em segundo mandato, voltará à função de pesquisador. A posse está prevista para o próximo dia 10 de outubro, depois de publicada sua nomeação que será assinada pelo presidente do Conselho de Administração da Empresa (Consad), o secretário executivo do Mapa, Eumar Novacki.

A escolha, feita dentro de processo previsto na Lei das Estatais e no estatuto da Empresa, teve 16 concorrentes. Desse total, três foram selecionados, depois de análise de currículos, e entrevistados pelos integrantes do Consad.

A mudança não inclui os três diretores-executivos, que assumiram o cargo em julho de 2017 e permanecem, já que possuem mandato de dois anos e ainda renovável. A sucessão não deverá alterar o processo de revisão estrutural e funcional da Embrapa, iniciado em 2015, uma vez que é conduzido por toda a Diretoria Executiva e não apenas pelo presidente.

Nesta quinta-feira (27), Barbosa foi recebido pelo ministro Blairo Maggi, em reunião que teve também a presença de Eumar Novacki e Maurício Lopes.