Guia Gessulli
22-Out-2002 15:01 - Atualizado em 20/04/2016 14:35

Sebrae ajuda produtores de ovos

Redação AI 22/10/2002 - Com o enfoque apenas na produção, o avicultor se distanciou do consumidor e dos pontos de venda. Sem comercializar bem seu produto, o resultado era a inadimplência. Para começar a reverter esta situação, o Sebrae de Marília (SP), juntamente com os produtores de ovos da região de Bastos (SP), resolveram implantar um novo modelo de gestão. A Granja Koda foi escolhida como piloto, recebendo um consultor para criar uma estrutura administrativa, a qual já começou a ser repassada em outubro às outras 29 granjas que integram o projeto.

Márcio Gohara é um dos conselheiros de gestão da granja piloto. Produtor há sete anos, ele é um dos responsáveis por avalizar as idéias que estão sendo implantadas na Granja Koda. Aceitar o desafio de um consultor foi uma das coisas principais, pois os produtores não aceitavam sugestões externas, diz ele, relembrando as dificuldades iniciais enfrentadas pelo Sebrae, que hoje tem o apoio de grande parte dos produtores.

Além da parceria para a implantação de sistemas de gestão do negócio e idéias para modernizar a produção, o Sebrae está levando aos avicultores de Bastos a proposta e a implementação do programa de APPCC (Análise de Perigos em Pontos Críticos de Controle), um trabalho inédito em granjas avícolas.

A implantação do programa APPCC é uma parceria do Sindicato Rural de Bastos, Sebrae, Embrapa e Senai. As três granjas escolhidas para a implantação inicial fornecerão as informações usadas como base para a elaboração de um Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF), que depois será repassado às outras 26 integrantes do projeto.

Veja outros detalhes sobre a parceria do Sebrae e avicultores de Bastos na edição Regiões da Avicultura Brasileira da revista Avicultura Industrial.
 
Humberto Luís Marques
Deixe seu Recado