Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Programa

Sebrae e Aurora ampliam parceria no encadeamento produtivo

Considerado sucesso em Santa Catarina, programa agora atende também os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul  

Sebrae e Aurora ampliam parceria no encadeamento produtivo

Surgiu em Santa Catarina, gerou resultados exitosos e, agora, transformou-se em uma iniciativa nacional. Essa é a trajetória vitoriosa da parceria do Sebrae com a Cooperativa Central Aurora Alimentos, no encadeamento produtivo das cadeias de suínos, aves e leite. O convênio conferindo amplitude nacional à parceria foi assinado neste mês, em Chapecó (SC), pela presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, e pelo presidente da Aurora, Mário Lanznaster. Agora, além de Santa Catarina, o a parceria contempla as unidades da Aurora no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Serão investidos cerca de R$ 11 milhões para a qualificação de 2.634 produtores de 1.744 estabelecimentos rurais nos quatro estados, nos próximos dois anos.
 
A solenidade  contou com a presença das 12 cooperativas agropecuárias filiadas à Aurora. Participaram também o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC Sérgio Medeiros, diretores do Sebrae Santa Catarina Anacleto Ortigara (diretor técnico) e Sérgio Cardoso (administração e finanças) de diretores do Sebrae do Rio Grande do Sul (diretor técnico Airton Pinto Ramos), Paraná (gerente regional sul César Colini) e Mato Grosso do Sul (superintendente Cláudio George Mendonça). Da Cooperativa também participaram o vice-presidente Neivor Canton e o diretor de agropecuária Marcos Antonio Zordan, além dos presidentes das Cooperativas parceiras do projeto em âmbito nacional.
 
Heloisa Menezes destacou que há mais de 20 anos o Sebrae e a Aurora Alimentos mantêm um relacionamento para a qualificação dos produtores rurais cooperados, transformando as propriedades em empresas rurais altamente produtivas e competitivas. “O encadeamento produtivo já contribuiu para a melhoria da cadeia de valor, atuando com fornecedores a montante e a jusante”, assinalou. 
 
Lembrou também que o Sebrae mantém parcerias com empresas de médio e grande porte para trabalhar com seus fornecedores, na maioria micro e pequenas empresas. Elogiou a cadeia produtiva da Aurora que opera com pequenos produtores, obtendo escala e qualidade com a união de esforços da base associada. “A Aurora é a cara do Brasil que dá certo”, festejou.
 
Por meio de outras grandes empresas dos setores indústria, comércio e serviços, o programa encadeamento produtivo do Sebrae está presente em 25 unidades da Federação onde já foram ou estão sendo executados 263 projetos mediante investimentos de R$ 232 milhões até então. “Isso contribui para eliminar os gargalos de produtividade com impacto altamente positivo na atividade produtiva”, mostra a presidente.
 
O vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, destacou que os 20 anos de relacionamento entre a Aurora e o Sebrae foram essenciais para manter produtivas e competitivas as famílias rurais que formam a base produtiva da Cooperativa Central. “Houve muita evolução nessas duas décadas e graças a isso nos mantivemos no mercado nacional e internacional”, reconheceu, ao anotar que as regiões onde atua a Aurora concentram a maior densidade populacional rural do Brasil. Para Canton, a expansão aos demais estados é fundamental para elevar ainda mais a competitividade da cadeia produtiva do agronegócio.
 
O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae: suínos, aves e leite” é desenvolvido  em Santa Catarina junto com o Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil e Cooper Campos. No Rio Grande do Sul, já conta com a parceria da Alfa, A1 e Copérdia, e os parceiros do Sicredi/RS. No Paraná, podem participar as cooperativas Alfa, Copérdia, Camisc, Cocari e, no Mato Grosso da Sul, Coasgo e Alfa. No Rio Grande do Sul  e Mato Grosso do Sul, o programa também ocorrerá por meio das parcerias nos estados e sob a coordenação das unidades federativas do Sistema Sebrae.
 
O encadeamento produtivo do agronegócio tem por objetivo contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos. Os ganhos de produtividade, qualidade, entre outros, foram aspectos que motivaram a expansão para o Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 
 
Resultados

O gerente adjunto nacional de Agronegócio do Sebrae, Gustavo Reis Melo, destacou que a instituição tem orgulho em estar junto com a Aurora Alimentos e demais parceiros no encadeamento produtivo, porque o projeto apresenta resultados exitosos. “A ideia é levar essa expertise para outros estados de acordo com o segmento de cada cooperativa. Isso gerará ganhos na cadeia produtiva inteira, pois trabalha também o empreendedorismo no campo.”
 
Entre os resultados estão o fornecimento de produtos com maior qualidade para o consumidor final. Para 48% dos produtores rurais e das empresas encadeadas houve aumento da renda, embora para 23,3% tenha ocorrido aumento de custos, 87% das empresas estão certificadas e 97% delas fizeram negócios dentro da cadeia. O índice geral de satisfação foi de 90%.
 
As soluções do Sistema Sebrae que fazem parte do Encadeamento Produtivo contemplam os seguintes programas No Campo Fase I – De Olho na Qualidade, No campo Fase II – Gestão da Qualidade, Times da Excelência, Sustentabilidade Aplicada a Empresas Rurais e consultorias tecnológicas. Os programas de qualidade são desenvolvidos há aproximadamente duas décadas.
 
“A evolução ao longo deste período é expressiva. O planejamento, a melhoria da gestão, a implantação de novas tecnologias de produção e processos inovadores permitiram a elevação do grau de competitividade das cadeias de suínos, aves, leite e complementares. Isso acontece porque houve incorporação de boas práticas de gestão empresarial no campo e aplicação das tecnologias e desenvolvimento dos padrões necessários para atender as demandas de mercado”, observa o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani. Segundo ele, a parceria com a Aurora Alimentos proporciona o acesso dos pequenos negócios aos mercados mais competitivos e demonstra oportunidades importantes, além de ser referência para o País.