Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Espanha

Secretário Geral de Agricultura e Alimentação destaca que a transformação digital agroalimentar e rural é uma prioridade do Ministério

Miranda também enfatizou que no próximo ano a Espanha sediará um seminário europeu para promover o treinamento na aquisição de habilidades digitais, em colaboração com a Comissão Europeia

Secretário Geral de Agricultura e Alimentação destaca que a transformação digital agroalimentar e rural é uma prioridade do Ministério

O secretário-geral da Agricultura e Alimentação, Fernando Miranda, inaugurou hoje em Zaragoza o “DatAgri 2019”, onde indicou que a transformação digital agroalimentar e rural é uma prioridade para o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA).

Miranda enfatizou que em março passado a Estratégia de Digitalização do setor agroalimentar, florestal e rural, “a primeira a nível europeu”, foi apresentada no Conselho de Ministros e que o primeiro plano bienal 2019-2020 do plano mencionado já está Está sendo lançado, com um orçamento de 16 milhões de euros.

Com um total de 40 ações, o objetivo deste plano bienal tem como objetivo reduzir o fosso digital entre o mundo urbano e rural, promover o uso de dados e impulsionar o desenvolvimento de negócios e novos modelos de negócios.

As novas tecnologias tornam a atividade agrícola uma opção profissional mais atraente para jovens e mulheres. Além disso, eles conseguem fixar a população na área rural, graças a uma atividade agroalimentar mais competitiva, econômica, social e ambientalmente sustentável, segundo Miranda.

O Secretário-Geral da Agricultura e Alimentação fez referência em seu discurso às ações que, no âmbito do primeiro plano bienal, já estão sendo realizadas.

Nesse sentido, sinalizou o lançamento de um centro de competência digital para desenvolver ações de treinamento no campo da formação não regulamentada; de escritórios de transformação digital para desenvolver programas de treinamento e consultoria em transformação digital; bem como um grupo de trabalho sobre agricultura de precisão “, cuja primeira reunião será realizada neste fórum amanhã”.

Miranda também enfatizou que no próximo ano a Espanha sediará um seminário europeu para promover o treinamento na aquisição de habilidades digitais, em colaboração com a Comissão Europeia.

Referindo-se à futura Política Agrícola Comum (PAC) após 2020, ele comentou que a inovação e a digitalização do setor agroalimentar e rural é um objetivo fundamental.

O futuro da economia em geral passa pela digitalização e os desafios do ambiente rural, tanto territoriais quanto setoriais, devem ser enfrentados a partir da adaptação digital, disse Miranda.