Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Seleção de galos por peso como alternativa para a melhoria de uniformidade dos lotes em produção

Este artigo visa elucidar métodos e resultados do processo de pesagem de macho na avicultura de postura

Seleção de galos por peso como alternativa para a melhoria de uniformidade dos lotes em produção

AviculturaManter a uniformidade em um lote de produção de ovos férteis não é uma tarefa fácil, por exigir uma série de manejos para que o lote tenha um bom desenvolvimento e permaneça saudável durante todo o seu ciclo produtivo, qualquer descuido seja por desatenção ou por erro de manejo pode ser refletido nas aves.

A seleção por peso dos galos é realizado em cem por cento com o objetivo de separar machos por categorias (pesos diferentes), evitando uma competição desleal tanto por ração quanto por fêmeas considerando que galos com peso muito diferente gera disputa de território que muitas vezes pode levar a perda do animal mais fraco em decorência de fome ou de agreções e canibalismo por partes das outras aves.

É importante pesar as aves pelo menos uma vez por semana, utilizando um procedimento padronizado, preciso e passível de repetição. Os objetivos de peso corporal por idade e a uniformidade do lote podem ser controlados mediante controle da quantidade de alimento e da distribuição deste, de tal maneira que se maximize o desempenho produtivo (ROSS, 2013).

Este tipo de manejo não é realizado somente na produção, na fase de recria é realizado para que se possa manter uma certa uniformidade durante este período, ainda que não tenham contato com fêmeas nessa fase, os machos precisam ter uma boa estrutura para o momento do acasalamento, que ocorre no alojamento nos setores de produção. Outra vantagem deste manejo é o aumento da fertilidade quando é realizado em lotes que já estão com aves alojadas e produzindo.

Ainda na recria, realiza-se a seleção por peso de fêmeas também com o mesmo objetvo da seleção dos machos, mas esse manejo com fêmeas restringe-se somente a fase de recria que é de onde ela deve sair já com uma boa estrutura, considerando também que na fase de produção nessecitaria de muita mão-de-obra para realizar esse procedimento. Porém, nesta etapa a mão-de-obra costuma ser escaça, ainda mais quando precisa-se de funcionários para a coleta de ovos.

O objetivo deste trabalho é abordar, desenvolver e estimular boas práticas de manejo, e servir como fonte de pesquisa para trabalhos, tanto na área empresarial como no ambiente acadêmico, tendo em vista a escassez de informações sobre temas que envolvem manejo na avicultura.

 

Leia a matéria na íntegra AQUI.

.