Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Capacitação

Senar ensina cálculo da margem líquida na agropecuária

O novo material faz parte da série sobre gerenciamento da agropecuária em tempos de pandemia.

Senar ensina cálculo da margem líquida na agropecuária

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou mais um vídeo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) sobre a importância da margem líquida para conhecer a viabilidade econômica da atividade rural. O novo material faz parte da série sobre gerenciamento da agropecuária em tempos de pandemia.

A margem líquida é o resultado da venda da produção obtida na atividade agropecuária, ou seja, a Renda Bruta, menos o Custo Operacional Total (COT). O período considerado para análise é de um ano.

De maneira didática e objetiva, o vídeo ensina, por meio de exemplos práticos, como o produtor rural pode verificar a situação financeira da sua propriedade.

Ao verificar a viabilidade econômica em um médio prazo, é possível analisar se a renda bruta paga o custo operacional efetivo e se é suficiente para pagar os custos de depreciação e a mão de obra familiar.

O vídeo também explica que, se a margem bruta for negativa, a margem líquida também será. Se a margem líquida é positiva, a atividade está pagando as contas de custeio e os custos de depreciação e mão de obra familiar no médio prazo. Dessa forma, a atividade é viável no médio prazo.

Para saber todos os detalhes da margem líquida, veja o vídeo: