Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Será que eu realmente preciso de alimentos de origem animal na minha dieta?

Não há absolutamente nenhuma razão em termos de saúde para alguém deixar de consumir alimentos de origem animal.

Será que eu realmente preciso de alimentos de origem animal na minha dieta?

Surgiu a noção de que o veganismo é uma opção alimentar mais saudável para as pessoas. Parece que todos os especialistas em saúde e agências governamentais estão pedindo às pessoas que comam menos produtos de origem animal e consumam mais vegetais, grãos, frutas e legumes.

Alimentos de origem animal são superiores para os seres humanos, mas parece haver um conluio para apagar alimentos de origem animal das dietas das pessoas. A saúde global está em declínio e o veganismo está jogando combustível no fogo.

Não há absolutamente nenhuma razão em termos de saúde para alguém deixar de consumir alimentos de origem animal. Uma compreensão superficial da nutrição persuadiu espectadores inocentes a seguirem essa dieta desastrosa, mas todas as alegações fundamentais de adeptos do veganismo são erradas.

A estratégia de convencimento para o não consumo de carne também é na maioria das vezes coercitiva e até mesmo violenta. Porém, é bom deixar claro que não há como a população humana se alimentar apenas de plantas sem perdas nutricionais. Convencer as pessoas de se absterem de comer carne, resulta em desnutrição e graves problemas de saúde.

Para qualquer um que esteja seguindo ou considerando seguir uma dieta vegana, é crucial estar ciente das deficiências nutricionais específicas da dieta.

Apesar do discurso mainstream de que se trata de uma dieta saudável, os problemas potenciais advindos do veganismo são as deficiências de vitamina B6, vitamina B12, ferro e outros minerais, deficiência de ácidos graxos ômega-3, risco de fraturas e etc.

Um vegano cuja dieta é baseada em alimentos integrais e tem o cuidado de obter proteínas, vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3 suficientes, está comendo uma dieta muito mais saudável do que um onívoro que come fast-food o dia todo e não presta atenção à composição de sua dieta. No entanto, apenas porque um determinado alimento não contém carne, laticínios ou ovos, não significa necessariamente que é saudável.

Estão disponíveis no mercado vários doces, bolos, biscoitos, pães veganos, carregados com carboidratos refinados e com um valor nutricional muito baixo, isso sem falar nas versões veganas de alimentos cárneos, igualmente repletos de ingredientes artificiais e prejudiciais.

A nutrição é a única disciplina que conheço onde é aceitável usar o pior caso conhecido como comparador de linha de base. Em outros campos, isso seria considerado ridículo. Plantas são superiores quando comparadas ao fast-food e alimentos processados e ultraprocessados, mas nunca serão superiores aos alimentos de origem animal

Para entender se as dietas veganas são mais saudáveis ??do que as que contêm alimentos de origem animal, precisaríamos comparar dietas 100% de alimentos vegetais a dietas semelhantes que contêm alimentos de origem animal. Idealmente, ambas as dietas conteriam aproximadamente a mesma quantidade de calorias, gordura, proteína e carboidrato, de modo que a principal diferença entre as duas dietas seria a presença ou ausência de alimentos de origem animal.

Idealmente, os dois grupos de pessoas teriam que ter estilos de vida semelhantes em relação a coisas como não fumar e se exercitar. Porém, não existe um estudo sobre dietas veganas que tenha sido projetado dessa maneira. Os estudos de dietas veganas sofrem das mesmas limitações confusas que os estudos da maioria das dietas.

A maioria dos estudos são epidemiológicos e, portanto, não podem provar que a razão pela qual as dietas veganas são mais saudáveis é ??porque são livres de alimentos de origem animal.

Os veganos, como um grupo, na maioria dos estudos, não apenas evitam alimentos de origem animal; eles também tendem a beber menos álcool, comer menos calorias, comer menos fritura e pesar menos que onívoros. A maioria dos estudos não controla adequadamente essas variáveis. Portanto, embora os veganos pareçam mais saudáveis ??em alguns aspectos do que os onívoros, não pode-se dizer que é devido à evitarem os alimentos de origem animal.

A relevância de compreender níveis de evidência é gigantesca, mas são pouquíssimas as pessoas que possuem esse conhecimento. Os estudos epidemiológicos (observacionais) apenas podem levantar hipóteses, mas não podem estabelecer causa e efeito. 

A maioria das manchetes veiculadas sobre saúde são baseadas em estudos epidemiológicos, no entanto apenas ensaios clínicos randomizados podem efetivamente estabelecer relações de causa e efeito. Assim, em se tratando de notícias com base em estudos epidemiológicos, deveria haver apenas afirmações claras de que trata-se apenas de associações, que não implicam necessariamente em causa e efeito.

Os ensaios clínicos (experimentos) que foram realizados comparando os efeitos na saúde de uma dieta baseada em plantas a uma dieta onívora não apenas removeram os alimentos de origem animal da dieta; eles também removeram a maior parte dos carboidratos refinados e gordura, comparando uma dieta vegana com baixo teor de gordura e baixo teor de carboidratos refinados a uma dieta onívora com alto teor de gordura e também de carboidratos refinados.

Portanto, não há como saber se os grupos de estudo veganos melhoraram porque evitaram alimentos de origem animal, comeram menos gordura ou comeram carboidratos menos refinados.

É fato que comer óleos vegetais e sementes ricos em ômega-6 na presença de carboidratos engorda e traz consequências ruins para a saúde e igualmente é fato que comer gordura animal e proteína animal na ausência de carboidratos faz com que você fique magro, sem inflamação e mentalmente afiado.

O que sabemos é que os alimentos de origem animal são há muito tempo uma fonte de nutrientes nas dietas humanas e isso inclui alguns nutrientes únicos não encontrados em outros lugares. Devemos considerar o que acontece quando removemos esses alimentos da dieta.

A constipação e a saúde geral do trato digestivo são principalmente sobre digestibilidade. Quando os alimentos são facilmente decompostos e absorvidos, eles tendem a não causar constipação. Todos os alimentos vegetais, exceto frutas, são um pouco difíceis de digerir e absorver, enquanto carne e gordura são relativamente fáceis de digerir e absorver. Como as dietas veganas são baseadas em alimentos vegetais, problemas digestivos podem ocorrer.

É sabido ainda que alguns alimentos vegetais contêm inibidores naturais de enzimas digestivas, que servem para apoiar o crescimento das plantas e protegê-las das pragas. No entanto, esses mesmos inibidores de enzimas também podem inibir as enzimas que os humanos usam para decompor as proteínas, gorduras e carboidratos da dieta. Esses fatores antidigestivos podem desempenhar um papel significativo na disfunção gastrointestinal.

Por outro lado, a carne contém certas enzimas que são ativadas depois que um animal é abatido e funcionam para quebrar proteínas musculares e o resultado final é maior digestibilidade. Portanto, apesar do que muitos defensores veganos gostariam que você acreditasse, a carne favorece uma boa digestão. 

Os antinutrientes nos vegetais podem irritar as entranhas das pessoas e causar uma reação imunológica adversa. Tudo isso é simplesmente um longo caminho para mostrar que frutas e verduras não são os mananciais naturais de nutrientes que nos dizem que são e para a maioria das pessoas, trocar frutas e verduras em favor de alimentos de origem animal altamente densos em nutrientes é um obviamente um bom negócio.

Outro problema enfrentado é que os requisitos essenciais de aminoácidos não costumam ser satisfeitos em dietas veganas. Veganos podem exigir 25% mais proteína por dia do que os carnívoros, porque as proteínas vegetais são mais difíceis de digerir e absorver do que as proteínas animais. A proteína vegetal não se compara à proteína animal. É muito menos biodisponível e possui menos de cada aminoácido.

Nem todas as fontes alimentares de proteínas contêm os aminoácidos essenciais que o seu corpo necessita para apoiar a saúde dos músculos e das células e há uma diferença significativa entre as fontes de proteína animal e vegetal.

As proteínas formam os blocos de construção dos nossos corpos. As proteínas vegetais constroem plantas, nós não somos plantas (pelo menos eu não sou, vocês são?) Os seres humanos deveriam buscar suas proteínas dos animais pela simples razão de que nós somos animais também.

É possível para a digestão humana trabalhar com proteínas de origem vegetal e fazer o melhor possível com este material de segunda categoria, mas é uma má ideia.

De todos os macronutrientes que podem ser obtidos a partir de plantas, a proteína é a menos desejável. Isto é pela simples razão de que as proteínas vegetais são projetadas para uma função específica – para construir plantas, elas são os blocos de construção das células e estruturas vegetais.

Tenha em mente que a fisiologia animal é bem diferente da planta, o que significa que proteínas específicas que são muito úteis para o cultivo de plantas são tóxicas para humanos. É por isso que são as proteínas de grãos e outras fontes de carboidratos que causam mais problemas na digestão.

A extensão do dano que essas proteínas podem causar depende da condição da nossa flora intestinal; se tivermos sorte, ela nos oferecerá alguma proteção, mas subcontratar os mecanismos de defesa do nosso corpo para outras criaturas (bactérias) não me parece uma boa ideia, é melhor remover o risco evitando tais itens em primeiro lugar.

Isto é especialmente verdade porque não há absolutamente necessidade de usar esses tipos inferiores de proteína, podemos obter uma qualidade muito melhor a partir de fontes animais.

O argumento aqui é simples – devemos comer animais porque somos animais. Em nenhum lugar isso se aplica mais do que quando se trata de proteína.

Enquanto os alimentos de origem animal como carnes, ovos, peixes e etc. são fontes completas de aminoácidos essenciais, as plantas não são.  Além disso, nem toda proteína advinda das plantas é biodisponível.

Você precisa de animais em sua dieta para obter as proteínas e aminoácidos que seu corpo precisa, pois as de origem vegetal são de baixo valor biológico. As proteínas de origem animal fornecem aminoácidos de alto valor biológico, ou seja, é uma proteína bastante completa porque contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para responder às necessidades do nosso organismo.

Além disso, são proteínas ricas em ferro, cálcio, zinco e vitamina B12. Por sua vez os alimentos de origem vegetal não oferecem todos os nutrientes necessários para manter o nosso corpo saudável.

Como a vitamina B12 é encontrada apenas em alimentos de origem animal, a deficiência de vitamina B12 pode ocorrer. A vitamina B12 é vital para a formação e manutenção de glóbulos vermelhos e DNA saudáveis.

As consequências potenciais da deficiência de vitamina B12 incluem algumas condições potencialmente perigosas como: depressão, anemia, problemas nervosos, inflamação do estômago, defeitos do tubo neural durante a gravidez e fraqueza. A deficiência de vitamina B12 também está associada a um cérebro envelhecido e tal vitamina só pode ser adequadamente obtida a partir de alimentos de origem animal, como carne , ovos, peixe e outros frutos do mar.

As dietas veganas praticamente não contêm vitamina B12. Sem essa vitamina essencial, o corpo não consegue sintetizar DNA, RNA, glóbulos vermelhos ou mielina (a substância que envolve e isola nossos circuitos cerebrais). Não surpreendentemente, a deficiência de vitamina B12 pode causar uma série de problemas psiquiátricos graves, incluindo depressão, psicose, problemas de memória, mania e alterações no comportamento ou personalidade. A deficiência grave e prolongada de B12 é fatal.

A Vitamina B12 é essencial para a saúde humana e o desenvolvimento de uma deficiência nesse nutriente pode ser extremamente perigoso. Veganos podem suplementar a vitamina B12, porém, obviamente se você tiver que suplementar a vitamina B12 em sua dieta escolhida, então ela não é a dieta humana apropriada.

A forma da vitamina B6 que é encontrada na maioria dos alimentos vegetais (piridoxina) é menos biodisponível do que as formas encontradas em alimentos de origem animal, portanto os veganos podem ter níveis mais baixos do que o normal de B6. Os sintomas de deficiência significativa de B6 incluem úlceras na boca e sintomas neurológicos, incluindo irritabilidade e depressão.

A deficiência de vitamina D também é bastante comum, porque a única outra fonte de vitamina D além da exposição à luz solar é a comida de origem animal. As consequências potenciais da deficiência de vitamina D incluem o raquitismo (ossos moles) e a fraqueza muscular.

Os vegetarianos parecem estar em maior risco de fraturas ósseas do que os vegetarianos e onívoros, talvez porque a ingestão de proteínas biodisponíveis, vitamina D e cálcio seja menor em dieta vegana.

Deficiências de minerais ocorrem com mais frequência em veganos. Alimentos vegetais são naturalmente ricos em antinutrientes, como celulose, fitatos e taninos que interferem na absorção de minerais. Deficiências de ferro, zinco e cálcio são comuns, mas atenção, os onívoros que comem muitos alimentos vegetais também correm o risco de apresentar essas deficiências.

A deficiência de ferro é mais conhecida por causar anemia e fadiga leves, mas o ferro também é necessário para o funcionamento adequado do cérebro e a deficiência pode causar problemas de memória e outros problemas cognitivos.

A deficiência de ferro é comum em veganos, provavelmente porque as fontes vegetais de ferro são mais difíceis de absorver. O ferro vegetal é 8 vezes menos disponível para o corpo que o ferro heme, a forma de ferro encontrada na carne. O ferro heme está disponível em forma de suplemento, mas é proveniente de fontes animais.

Muitos alimentos vegetais são mais baixos em ferro que os alimentos de origem animal, e para piorar as coisas, as plantas contêm uma forma de ferro que é muito mais difícil de absorver do que o ferro heme, a forma encontrada em alimentos de origem animal.

Quando as pessoas pensam em deficiência de ferro, elas pensam em anemia (números menores de glóbulos vermelhos na circulação), mas a verdade é que o cérebro precisa de ferro tanto quanto os glóbulos vermelhos. O ferro é necessário para a produção de neurotransmissores, geração de energia cerebral, função hipocampal, sinalização celular e desenvolvimento do cérebro infantil (o que significa que mulheres grávidas e grávidas devem ingerir bastante ferro).

Ainda sobre o ferro, crianças menores de cinco anos são mais propensas à deficiência e à anemia do que outros grupos etários. A deficiência de ferro também afeta o desenvolvimento cerebral delas.

Os alimentos vegetais são muito mais baixos em zinco do que os animais. O cérebro requer zinco para a síntese de serotonina, ativação da vitamina B6 e sinalização celular. As pessoas com baixos níveis de zinco são mais propensas a ficarem deprimidas. Alguns estudos sugerem que a deficiência de zinco pode desempenhar um papel nos sintomas de TDAH na infância e pessoas idosas com deficiência de zinco têm maior probabilidade de terem problemas de saúde mental geral.

A deficiência de zinco ainda pode aumentar a suscetibilidade a infecções e problemas de pele e também está ligada a comportamentos agressivos e hostis que resultam em violência. As melhores fontes alimentares de zinco são carne vermelha e marisco.

Nosso corpo pode armazenar ferro, mas não temos uma boa maneira de armazenar zinco; portanto, devemos comer fontes de zinco de alta qualidade regularmente.

O desafio para quem escolhe uma dieta vegana é que os alimentos vegetais mais ricos em zinco também contêm compostos que interferem na absorção de zinco.

Outro problema é que a maioria das gorduras que são naturalmente encontradas em alimentos vegetais tendem a ser muito altas em ácidos graxos ômega-6 e são essencialmente desprovidas de ácidos graxos ômega-3. Isso pode levar a um desequilíbrio prejudicial na proporção ômega-3 para ômega-6.

Sendo assim, os níveis essenciais de ácidos graxos ômega-3 podem ser baixos em veganos. Dos três ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 essenciais – ALA, DHA e EPA, apenas o ALA é encontrado em alimentos vegetais tradicionais, como sementes de linhaça e nozes. Infelizmente, apenas uma quantidade muito pequena de ALA (cerca de 5%) pode ser convertida em DHA, portanto, podem ocorrer deficiências alimentares de DHA.

Existem inúmeros estudos demonstrando que pessoas com níveis mais baixos de ácidos graxos ômega-3 em seus corpos têm maior probabilidade de sofrer de TDAH, depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia. 

As dietas veganas não contêm absolutamente DHA ou EPA, as formas de ácidos graxos ômega-3 essenciais necessários para o funcionamento do cérebro e do sistema imunológico.

Em comparação aos onívoros, os níveis de EPA e DHA podem ser cerca de 30% mais baixos nos vegetarianos e mais de 50% mais baixos nos veganos. Isso ocorre principalmente porque a forma de ômega-3 (ALA) encontrada nos alimentos vegetais é muito difícil para o corpo de converter no DHA que nosso cérebro precisa.

Os veganos correm um risco significativamente maior de uma variedade de deficiências vitamínicas, incluindo as vitaminas B6, B12 e D, deficiências minerais, incluindo ferro, cálcio e zinco, deficiências de ácidos graxos ômega-3 e portanto, a suplementação pode ser necessária e inclusive crucial para que evitem maiores problemas.

A maioria das pessoas pensa que as frutas e os vegetais estão cheios de vitaminas, minerais e poderosos antioxidantes que precisamos para viver e prosperar.

É verdade que muitos alimentos vegetais são ricos em muitas dessas substâncias, mas apenas porque um alimento contém um nutriente específico não significa que podemos acessá-lo. A realidade é que os nutrientes das plantas geralmente sofrem de baixa biodisponibilidade – o que significa que são difíceis de extrair, absorver e utilizar.

Dietas veganas aumentam o risco de certas deficiências vitamínicas solúveis em gordura e se forem com baixo teor de gordura aumentam ainda mais o risco dessas deficiências, porque é necessário consumir gordura suficiente a cada refeição para absorver essas vitaminas dos alimentos.

Falando em vitaminas, ao contrário da crença popular, os alimentos vegetais são péssimas fontes de vitamina A. De fato, eles sequer contêm vitamina A. Em vez disso, eles contêm carotenóides, que devemos converter em retinol, a forma de vitamina A que nosso corpo pode usar. Isso é 12 a 24 vezes mais difícil do que obter retinol de alimentos de origem animal.  

Os vegetais verde-escuros e folhosos têm o precursor da forma que nosso corpo pode usar, porém a maioria das pessoas não consegue converter carotenóides em retinol o suficiente. O retinol do fígado bovino é 21x mais biodisponível e ele ainda possui 10x a 100x mais nutrientes do que quase qualquer nutriente advindo das plantas.

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura essencial que está disponível em duas formas – retinol e carotenóides. Este importante nutriente desempenha um papel fundamental na saúde imunológica e na produção de glóbulos vermelhos. O retinol, encontrado em alimentos de origem animal, é pré-formado em vitamina A em seu estado ativo, o que significa que o corpo pode usá-lo sem depender de qualquer conversão.

Alguns indivíduos podem não converter betacaroteno em vitamina A efetivamente. Retinol fornece uma fonte mais biodisponível de vitamina A.

Além de músculos fracos e ossos fracos, a maior ameaça à remoção de carne da dieta é um cérebro deficiente. Considerando que o desenvolvimento cognitivo acelerou com a introdução de carne e peixe na dieta humana, isso não deveria ser uma surpresa.

A incorporação de quantidades cada vez maiores de produtos de origem animal na dieta foi essencial para o desenvolvimento do grande cérebro humano.

O cérebro recebe vitamina D do sol. A forma de vitamina D que nosso corpo precisa é de vitamina D3 (colecalciferol). Podemos produzir vitamina D3 a partir do sol ou obtê-la em alimentos de origem animal (como ovos, peixes oleosos e carnes de órgãos).

A forma de vitamina D encontrada nos alimentos vegetais é a vitamina D2 (ergocalciferol). A maioria dos estudos descobriu que os veganos têm níveis mais baixos de vitamina D3 no sangue e têm maior probabilidade de cair para níveis deficientes durante os meses de inverno do que os onívoros.

A vitamina D3 é importante no crescimento e desenvolvimento do cérebro, regula os níveis de cálcio no cérebro, ajuda a proteger as células cerebrais da oxidação prejudicial e apoia a saúde do hipocampo (o centro de memória do cérebro).

Níveis mais baixos de vitamina D3 estão associados a um risco aumentado de esquizofrenia, autismo, depressão e demência. A vitamina D é necessária para produzir a serotonina, o produto químico do cérebro feliz. Em outras palavras, sem serotonina, você e seu cérebro não serão felizes. 

A creatina também é um composto que só podemos encontrar em alimentos de origem animal, como carne vermelha, frango e peixe. A ingestão dietética de creatina oferece alguns benefícios exclusivos e pesquisas mostram que dietas veganas e vegetarianas promovem baixos estoques de creatina muscular.

Prosseguindo, quando a maioria das pessoas pensa em vitamina K, elas pensam em vitamina K1, que é abundante em muitos alimentos vegetais, mas a vitamina K2 é mais importante e muitas vezes negligenciada. A vitamina K2 é confusa porque vem em muitas formas, mas a forma essencial que precisamos é chamada de MK-4, que só existe em alimentos de origem animal.

O corpo pode converter um pouco de K1 em MK-4 (vitamina K2), mas não o suficiente para satisfazer plenamente as nossas necessidades.

Vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 ??(piridoxina), B7 (biotina) e B9 (folato) trabalham juntas para extrair energia dos alimentos e construir moléculas vitais.

O cérebro é um órgão de alta energia; portanto, mesmo deficiências leves e temporárias de uma única vitamina B podem afetar significativamente a função cerebral normal.

Todas as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis; portanto, o que não é usado é perdido na urina e não armazenado. Isso significa que precisamos comer boas fontes de vitaminas do complexo B várias vezes por semana, a fim de manter o cérebro funcionando da melhor maneira possível.

As vitaminas B, exceto a B12, podem ser encontradas em alimentos vegetais, mas alguns estudos demonstram que os veganos têm maior probabilidade de serem deficientes em vitamina B3 (niacina), B6 ??(piridoxina) e B2 (riboflavina).

Todas essas três vitaminas B podem ser encontradas em alimentos vegetais, mas geralmente em quantidades menores que as de origem animal, por isso pode ser bastante difícil obter quantidades adequadas de uma dieta vegana.

A maioria dos alimentos vegetais é pobre em iodo quando colocados em comparação com muitos alimentos de origem animal. O iodo é um componente essencial do hormônio da tireóide, que é fundamental no desenvolvimento e manutenção do cérebro.

A falta de iodo, principalmente no início da vida, atrofia o crescimento do corpo e do cérebro. Se as crianças não ingerem a quantidade adequada de iodo, isso pode afetar o desenvolvimento e desempenho mental.

Com relação à taurina, apesar de sua classificação como aminoácido não essencial, pode haver vários benefícios da sua ingestão. Por exemplo, a depleção de taurina pode causar uma série de condições graves, incluindo insuficiência renal, cardiomiopatia e mau funcionamento de células beta, o que pode levar ao diabetes tipo 2. As dietas veganas não fornecem taurina, por estar disponível apenas em alimentos de origem animal.

A carnosina é uma molécula dipeptídica composta pelos aminoácidos alanina e histidina. Há evidências de que consumi-la da nossa dieta pode ter benefícios, porém as dietas veganas não fornecem carnosina, que também é encontrada apenas em alimentos de origem animal. Os veganos têm níveis plasmáticos mais baixos de carnosina, que é um composto antiglicação encontrado em alimentos de origem animal.

Existem muitos nutrientes e compostos benéficos não disponíveis nas dietas veganas, além de vários nutrientes que podem ser difíceis de consumir em quantidades suficientes.

Deficiências de vitaminas A, D, K, B1, B3, B6, B12, folato e de minerais iodo, potássio, ferro, magnésio, zinco, cromo e manganês podem contribuir para instabilidade mental e comportamento violento. O fato é que um grande número de pessoas, vivendo principalmente de alimentos ??desvitalizados, está sofrendo de desnutrição. Em muitos casos, isso significa que seus cérebros estão morrendo de fome.

Outros ingredientes ligados ao comportamento violento incluem açúcar, corantes artificiais e aromas, álcool e alimentos de soja, sendo que talvez à exceção do álcool, os demais estão bastante presentes em alimentos veganos processados e ultraprocessados.

Muitas vezes nos dizem que uma vantagem de uma dieta vegana é que todos os alimentos vegetais são naturalmente 100% isentos de colesterol, sendo que tal argumento inclusive é mencionado no slogan de vários produtos alimentares veganos colocados à venda.

Uma vez que cada célula animal contém colesterol, todos os alimentos de origem animal contêm colesterol.

As carnes musculares (frango, peixe, carne, porco, etc.) contêm aproximadamente a mesma quantidade de colesterol por porção. Certos alimentos de origem animal – fígado, gema de ovo, gorduras lácteas, carnes glandulares e cérebro – são especialmente ricos em colesterol.

As gemas de ovos contêm colesterol concentrado porque o filhote em crescimento precisa para construir novas células. A gordura do leite contém muito colesterol porque o bezerro em crescimento precisa disso para construir novas células.

Carnes de órgãos glandulares (pâncreas, rins, etc.) contêm mais colesterol porque as glândulas produzem hormônios e os hormônios são feitos de colesterol.

Devo temer o colesterol dos alimentos? Não. De uma vez por todas nós devemos nos afastar da noção equivocada de que a gordura saturada e o colesterol causam doenças cardíacas.

Afinal, como poderia a gordura saturada e o colesterol, que temos ingerido há centenas de milhares de anos, estar na raiz das doenças cardíacas, o que é um fenômeno relativamente novo?

Tem se tornado consenso que o carboidrato refinado (como açúcar e farinha), que só comemos em quantidades significativas há cerca de cem anos, é o mais importante fator de risco alimentar para ataques cardíacos. Não há motivo para temer a ingestão de alimentos ricos em colesterol.

O que vemos é que a maioria dos nutrientes essenciais ao nosso corpo é mais fácil de ser encontrado em alimentos de origem animal e, em alguns casos, são encontrados apenas em alimentos de origem animal.

Uma incrível variedade de alimentos vegetais interfere na nossa capacidade de processar nutrientes vitais, tornando-os mais difíceis de absorver, utilizar e / ou armazenar.

Se você fosse um curioso extraterreste que tivesse acabado de pousar no planeta Terra e estivesse revisando os fatos sobre nutrição humana, você logicamente concluiria que consumir alimentos de origem animal é fundamental para a saúde humana.

Se fôssemos seres livres de emoções, provavelmente todos veríamos a lógica de comer animais para nossa própria saúde. No entanto, existem razões filosóficas para alguém escolher uma dieta baseada em vegetais, por exemplo compaixão por animais, mas isso em nada tem a ver com objetivos de saúde humana.

Embora nos dias de hoje talvez fosse psicologicamente mais simples se não precisássemos de alimentos de origem animal, os alimentos de origem animal são uma parte importante de uma dieta saudável.

Os seres humanos precisam de nutrientes, como proteínas, vitaminas, minerais, gorduras e óleos. Esses nutrientes garantem que cérebros, ossos, músculos, olhos, coração, intestinos, sistemas reprodutivos, hormônios, pele, dentes, etc., estejam obtendo os requisitos ideais.

Os veganos tendem a ter níveis mais baixos de colesterol HDL, níveis mais altos de homocisteína e podem ter níveis mais elevados de triglicérides em alguns casos, e todos estão associados a um risco maior de doença cardíaca.

Comer carne não lhe dará doenças cardíacas. A gordura saturada não obstrui as artérias e o colesterol dietético tem pouco ou nenhum impacto no colesterol sanguíneo.

Inclusive as gorduras saturadas são fontes de combustível preferidas para o coração; são reguladores genéticos que podem ajudar a prevenir o câncer; são usadas para fornecer estrutura para células de todos os tipos (pulmões, ossos, fígado, cérebro, etc.); necessárias para absorver vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e assimilar o cálcio; atuam como um agente antiviral, antimicrobiano e antibacteriano e etc.

Os alimentos de origem animal apresentam melhor absorção e biodisponibilidade de proteínas, vitaminas e minerais que as fontes vegetais.

Existem razões válidas compreensíveis para escolher uma dieta vegana, mas melhor saúde não é uma delas. Portanto, se você está apenas evitando carne porque acha que será mais saudável sem ela, estou aqui para lhe dizer que comer carnes não é arriscado e pelo fato dos animais serem densos em nutrientes e sem antinutrientes, deveriam ser ao menos a base da sua dieta.

Os animais são a base da nutrição humana, tanto que podemos prosperar exclusivamente do consumo deles, seguindo uma dieta carnívora. Alimentos de origem animal incluem porcos, vacas, peixes, ovos, derivados do leite, cabras, aves domésticas e etc.

Já a dieta vegana é recente na história da humanidade, considerando que o termo veganismo surgiu nos anos 40 e desde então se especializa para criar um novo comportamento alimentar que atenta contra toda a biologia dos seres humanos.

O veganismo assim como todas as ideologias que negam e tentam elevar-se frente à natureza humana encontram facilidade em expandir-se por conta da vaidade.

Porém não existe nenhuma motivação científica para que deixemos de consumir alimentos de origem animal, sendo que inclusive cada vez tem sido dito e evidenciado que somos carnívoros oportunistas.

Há uma noção predominante e arrogante de que os seres humanos estão fora da natureza, mas nós não estamos. Toda a nossa anatomia se assemelha aos animais carnívoros e isso diz muito sobre o tipo de comida que devemos ingerir.

Em nada quem se abstém de carne é superior aos comedores dela, nem no quesito moral, muito menos na saúde.

Se um bife humano fizesse falta a uma vaca, por exemplo, certamente ela tentaria nos comer. Ao deixar de lado a culpa por comer alimentos de origem animal, tudo se tornará mais claro e o ser humano, como animal que também é, sujeito a viver nas condições de todo e qualquer animal, poderá enfim retornar sua mente para o local de onde nunca saiu fisicamente, a natureza.