Serviço de incubação de ovos de avestruz cresce 30% ao ano

Redação AI 12/09/2002 – A expansão da criação de avestruzes, que movimenta pelo menos US$ 2 milhões, está gerando novos negócios ligados a essa cadeia. Exemplo disso é que os pequenos criadores de avestruz já podem terceirizar a incubação dos ovos. Esse tipo de serviço é prestado por empresas de São Paulo, como por exemplo, a PróAvestruz e a Aravestruz.

A procura por esse tipo de serviço vem crescendo cerca de 30% nos últimos dois anos.

Segundo as empresas, a grande vantagem do processo de incubação artificial está na garantia do nascimento de até 80% das aves. Na incubação natural, feita pela fêmea, há perdas de até 90% dos ovos. Outro ponto positivo, no caso dos pequenos produtores, está no fato de não haver a necessidade de implantação de um incubatório próprio, que teria um custo de até R$ 500 mil.

Na PróAvestruz esse tipo de serviço tem um custo de R$ 2,00 por ovo incubado, já inclusos ração e veterinário. O tempo de incubação é de aproximadamente 42 dias até a eclosão dos ovos, o que significa um gasto de R$ 84,00 por ovo. A fêmea costuma botar cerca de 60 ovos por ano.

Segundo o proprietário da empresa, Alexandre Calfat, o diferencial da PróAvestruz está no fato deles fazerem a coleta dos ovos junto à propriedade do criador, retirando os ovos em veículos e embalagens especiais. “Nós investimos R$ 800 mil no incubatório para que os criadores pudessem ter total confiança no nosso trabalho.” Cerca de 80% do faturamento da PróAvestruz vêm do incubatório.

A Aravestruz também faz esse tipo de serviço, porém somente com ovos de animais comprados pela empresa. Segundo o diretor comercial da Aravestruz, Sérgio Tavares, o custo por ovo é de R$ 50,00 fixo. Aqueles que não eclodirem por algum motivo, pagam apenas R$ 25,00. “Todos os animais já saem da Aravestruz com um microchip com todos os dados do animal.”