Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agrodefesa

Serviço de Inspeção Estadual do Rio de Janeiro tem equivalência ao Sisbi-POA reconhecida

Com a adesão, os produtos registrados no SIE do estado podem ser comercializados em todo território nacional<br /> 

Serviço de Inspeção Estadual do Rio de Janeiro tem equivalência ao Sisbi-POA reconhecida

Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Rio de Janeiro obteve o reconhecimento de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O reconhecimento está na Portaria nº 108, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (12). 

O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança dos produtos inspecionados ofertados aos consumidores. Com a adesão, os produtos registrados no SIE do Rio de Janeiro podem ser comercializados em todo território nacional. 

O processo para reconhecimento do SIE do Rio de Janeiro, que teve início em outubro de 2019, foi um trabalho conjunto realizado pelas equipes da Divisão de Defesa Agropecuária, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da coordenação de Inspeção da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro. 

“Este é um passo muito importante para o Estado e para todo o nosso setor agropecuário, que vai mudar o patamar da agropecuária e da comercialização do que é produzido no Rio de Janeiro”, explicou o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes.

Em 2020, já somam nove novos serviços com adesão ao Sisbi-POA, sendo três estados (Ceará, Rio Grande do Norte e, agora, Rio de Janeiro), um consórcio público de municípios (CISAMA-SC) e cinco municípios (Araguari, Arroio do Meio, Itapetininga, Joanópolis e Mossoró). 

“O crescimento no número de serviços de inspeção com reconhecimento a partir de 2019 pode ser atribuído à priorização institucional dada ao tema, pela ministra Tereza Cristina, e ao trabalho conjunto desenvolvido pelo Departamento de Suporte e Normas e Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, diz o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal.